ECOLOGIA ISOTÓPICA (δ13C E δ15N) DE ESPÉCIES DE PISCICULTURA: POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA MUDANÇA DE DIETA E VARIAÇÃO DE HABITAT
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X18431Palavras-chave:
diet fish, isotopic signal, source environmentsResumo
Este estudo tem como objetivo avaliar as mudanças do sinal isotópico - δ13C e δ15N - do tecido muscular entre espécies de peixes de ambientes naturais e de criação como uma forma de entender a relação entre habitat, dieta e composição trófica destes animais aquáticos. Assim, foram utilizadas quatro espécies diferentes de peixes, sendo o tucunaré e o atum de diferentes ambientes naturais e o salmão e a tilápia de ambientes de criação ou engorda. A partir disso, excetuando as espécies de atum os valores de δ13C de tilápia foram significativamente maiores do que os outros, enquanto que para os valores de δ15N as espécies de tilápia foram significativamente menores. Além disso, as espécies de piscicultura de tilápia e salmão tiveram consideravelmente a menor variabilidade. Estes resultados em conjunto sugerem uma diferença significativa no sinal isotópico entre as espécies de piscicultura e ambientes naturais, refletindo as dietas diferentes e a composição das cadeias alimentares de acordo com o ambiente de origem das espécies.
Downloads
Referências
ABELHA, M.C.F.; AGOSTINHO, A.A.; GOULART, E. Plasticidade trófica em peixes de água doce. Acta Scientiarum Maringá, v. 23, n. 2, p. 425-434, 2001.
BIATO, D.O. Detecção e Controle do off-flavor em Tilapia do Nilo (Sarotherodon niloticus) por Meio de Depuração e Defumação. Dissertação de Mestrado – Escola Superior de Agricultura “Luis de Queiroz” da Universidade de São Paulo: Piracicaba –SP, 2005.
DAVIGLUS, M.L.; STAMLER, J, ORENCIA, AJ, et al. Fish consumption and the 30-year risk of fatal myocardial infarction. New England Journal of Medicine. v. 336, n. 15, p. 1046-1053, 1997.
FORSBERG, B.R.; ARAUJO-LIMA, C.A.R.M.; MARTINELLI, L.A. et al. Autotrophic Carbon Sources for Fish of the Central Amazon. Ecology, v. 74, n. 3, p. 643-652, 1993.
FRY, B. Stable Isotope Ecology. Springer Science+Business Media: New York. 2006.
MANETTA, G.I., BENEDITO-CECILIO, E.; MARTINELLI, L.A. Carbon sources and trophic position of the main species of fishes of Baía River, Paraná River floodplain, Brazil. Brazilian Journal Biology, v. 63, n. 2, p. 283-290, 2003.
MARTINELLI, L.A.; OMETTO, J.P.H.B.; FERRAZ, E.S. et al. Desvendando Questões Ambientais com Isótopos Estáveis. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

