Os atributos da oferta como influenciadores na decisão de recompra dos consumidores nos mercados express
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X85490Palavras-chave:
Varejo, Alimentos, Mercado express, Conveniência, Comportamento de consumo, FidelidadeResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como os atributos da oferta dos mercados express influenciam na lealdade do consumidor e levam à recompra. Para tanto, foram realizadas pesquisas qualitativa para levantar os atributos mais relevantes e, posteriormente, quantitativa para verificar a relação entre os atributos levantados. Os resultados apontam para a conclusão de que, embora o preço seja um fator negativo importante, a conveniência oferecida pelas redes de mercados express supera o fator preço na fidelização dos consumidores em compras pontuais e de volume menor.
Downloads
Referências
BELIK, W.; SILVA, J.; TAKAGI, M. Políticas de combate à fome no Brasil. São Paulo em perspectiva, v. 15, n. 4, 2001.
CRONIN, J. Joseph; BRADY, Michael K. e HULT, Tomas M. Assessing the Effects of Quality, Value, and Customer Satisfaction on Consumer Behavioral Intentions in Service Environments. Journal of Retailing, .v.76, n.2, p.193-224, summer 2000.
FUTEMA, F. Por que os grandes supermercados estão abrindo lojas express. Veja, 17 out. 2017. Disponível em: <https://is.gd/gWybDo> . Acesso em: 17 de mar. 2023.
KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing. (2006).
LEDA, L. Sistema tradicional de varejo de alimentos e sua importância para a segurança alimentar e nutricional: o caso do Distrito Federal. 2017. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Universidade de Brasília, Brasília.
LORENZON, E.; NEFFA, H. M. F. Análise de viabilidade econômica de lojas de supermercado modelo express. Centro Tecnológico do Departamento de Engenharia de Produção. Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo. 2018.
MENESES, M. T. Atributos relevantes na escolha de uma loja de varejo de conveniência fora dos postos de combustíveis. Dissertação (mestrado)–Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração, 2021.
OLIVER, R. L. Value as excellence in the consumption experience. In: HOLBROOK, Morris B. Consumer value: a framework for analysis and research. New York: Routledge, 1999.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1985.
RICHTER, Henry G. Retailing: principles and practices. New York: Mc Graw Hill, 1954.
SBVC. Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. O papel do varejo na economia brasileira. 2022. Disponível em: <https://is.gd/Jj218s> Acesso em: 25 mar. 2023.
SCHIFFMAN, L. G e KANUK, L. L. Consumer behavior Upper Saddle River. Prentice Hall, 1997. 672 p.
SOARES, J. P.; KOBS, L. P. O varejo supermercadista e as mudanças no comportamento dos clientes diante da pandemia de COVID-19. Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciências de Administração. 2022.
TAMASO, R,; FURTADO, B. Varejo de alimentos: as seis grandes tendências para o setor em 2022 e nos próximos anos. Mckinsey & Company. 2023.
TONTINI, G. Como identificar atributos atrativos e obrigatórios para o consumidor. Revista de Negócios, Blumenau, v. 8, n. 1, p. 19-27, jan./mar. 2003.
VAROTTO, L. F. Varejo no Brasil: Resgate histórico e tendências. Revista Brasileira de Marketing, vol. 17, núm. 3, pp. 429-443, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.


