Escuta no tempo de espera: entre o acolhimento e adoção - uma análise do conto “Martina e o Construtor de Pontes”

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X78447

Parole chiave:

criança, adolescente, acolhimento institucional, adoção, Psicanálise

Abstract

Este artigo objetiva evidenciar a necessidade de escutar e acolher os dizeres da criança e do adolescente institucionalmente acolhidos à espera de uma nova família pela via da adoção. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base: na perspectiva da Psicanálise; nos autores lidos e discutidos nos cursos e grupo de estudos do Projeto de Extensão que trata sobre adoção e acolhimento institucional; e na análise do conto “Martina e o construtor de pontes”, de D’Andrea (2012). As reflexões deste estudo tendem a contribuir para a preparação dos profissionais que acompanham as crianças e os adolescentes acolhidos, bem como dos adotantes, para que os processos de adoção sejam concluídos com êxito, garantindo aos adotados o direito à convivência familiar.

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Biografie autore

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestre em Educação pela UEL (2001) e Doutora em Educação pela USP (2012). Professora Associada da área de Educação Infantil, do Departamento de Educação, da UEL. Coordenadora do Projeto de Extensão ‘Adoção e Acolhimento Institucional: Uma proposta de formação continuada para professores...’.

Cleide Vitor Mussini Batista, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Psicologia pela USP e em Psicanálise pela UFPB. Docente do Departamento de Educação da UEL. Psicanalista. Membro da formação permanente do Instituto Langage. Membro da Associação La Cause des Bébés.

 

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Pubblicato

2023-08-07

Come citare

Lupion Moreno, G., & Vitor Mussini Batista, C. (2023). Escuta no tempo de espera: entre o acolhimento e adoção - uma análise do conto “Martina e o Construtor de Pontes”. Cadernos De Comunicação, 27(2). https://doi.org/10.5902/2316882X78447

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático: Acolhimento institucional de crianças e adolescentes