O trabalho do pedagogo na instituição de acolhimento: reflexões sobre educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X84155

Palavras-chave:

Pedagogo, Instituição de Acolhimento, Educação

Resumo

O artigo objetiva conhecer o trabalho do pedagogo na instituição de acolhimento, bem como refletir acerca desse trabalho e da Educação de crianças e de adolescentes acolhidos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base na teoria Histórico-Crítica de Saviani (2008), também discutida por Libâneo (2010), e nos estudos de Rizzini e Rizzini (2004) acerca da institucionalização de crianças no Brasil, entre outros. As reflexões deste estudo tendem a contribuir para demonstrar a importância do pedagogo na composição da equipe técnica das instituições de acolhimento, e consequentemente, no desenvolvimento educacional das crianças e dos/das adolescentes acolhidos/as.

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Biografia do Autor

Vanessa Dantas Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2020). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2023). Professora de Educação Infantil, na rede privada de Educação no município de Londrina – Paraná. Atua principalmente com os seguintes temas: Educação, Ensino e Aprendizagem; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação; Escola, Adoção, Família e Instituição de Acolhimento.

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestre em Educação pela UEL (2001) e Doutora em Educação pela USP (2012). Professora Associada da área de Educação Infantil, do Departamento de Educação, da UEL. Coordenadora do Projeto de Extensão ‘Adoção e Acolhimento Institucional: Uma proposta de formação continuada para professores...’.

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Dantas Vieira, V., & Lupion Moreno, G. (2023). O trabalho do pedagogo na instituição de acolhimento: reflexões sobre educação. Cadernos De Comunicação, 27(2). https://doi.org/10.5902/2316882X84155

Edição

Seção

Dossiê Temático: Acolhimento institucional de crianças e adolescentes