Acolhimento institucional, adoção e formação de professores: uma reflexão necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X74551

Palavras-chave:

Adoção na escola, Criança institucionalizada, Formação de professores

Resumo

O artigo objetiva investigar se os professores são/estão preparados para trabalhar com as crianças que se encontram em acolhimento institucional. Para tanto, usou-se como base estudos realizados por Veloso (2015), Moreno e Batista (2017), Caio (2014), Rossi e Rossi (2017), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, a fim de verificar a existência da temática no ementário do curso de Pedagogia pesquisado. Os resultados mostram que não há conteúdo específico sobre o tema Adoção e suas vertentes na ementa das disciplinas ofertadas pelo curso em questão. No entanto, observaram-se iniciativas dos proponentes do curso de ofertar projetos de pesquisa e extensão voltados à temática Adoção, assim como a disciplina especial intitulada “Escola e Adoção”, além de cursos de formação continuada a professores e gestores de escolas públicas e privadas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas iniciativas foram tomadas como importantes e positivas para a disseminação do tema, principalmente, nos âmbitos acadêmico e escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestre em Educação pela UEL (2001) e Doutora em Educação pela USP (2012). Professora Associada da área de Educação Infantil, do Departamento de Educação, da UEL. Coordenadora do Projeto de Extensão ‘Adoção e Acolhimento Institucional: Uma proposta de formação continuada para professores...’.

Maressa Barboza Santos Rossini de Matos, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Serviço Social pela UEL (2016), Graduada em Pedagogia pela UEL (2021), Especialista em Educação pela FACCREI (2022). Professora Municipal de Arapongas-Paraná.

Referências

CAIO, Elisabete Alexandra Borronha. Inclusão escolar de crianças e jovens institucionalizados: um desafio entre o ideal e o real. 2014. 438 f. Dissertação (Mestrado em Intervenção Social Escolar - Especialização em Crianças e Jovens em Risco) – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2451/1/elisabete%20caio%20final%20ccapa.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.

CASTRO, Letícia Fonseca R. F. de. A trajetória de crianças adotadas: a perspectiva de pais e professores. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências - Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.

MORENO, Gilmara Lupion; BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Adoção, Educação Infantil e formação de professores: contextos, concepções e práticas. In: EDUCERE – XIII - Congresso Nacional de Educação. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2017. p. 5343-5359.

MORENO, Gilmara Lupion; SUDARIO, Maria Vitória Braga; VIEIRA; Vanessa Dantas. Escola, adoção, acolhimento institucional e formação de professores: relato de experiência. In: XVIII SEDU - Semana da Educação. I Congresso Internacional de Educação. Contextos Educacionais: Formação, Linguagens e Desafios, 2019, Londrina. Anais [...]. Londrina: EDUEL, 2019. Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2019/EIXO%202/8.%20ESCOLA%20ADOCAO%20ACOLHIMENTO%20INSTITUCIONAL%20E%20FORMACAO%20DE%20PROFESSORES.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão Crítica, v. 25, n. 2, p. 390-399, 2012.

ROSSI, Carlos Felipe de Freitas; ROSSI, Tânia Maria de Freitas. Crianças adotivas na escola: nova categoria a demandar educação inclusiva? [Grupos de Estudos e Pesquisa em Inclusão

Social e Práticas Educativas]. 2017. Disponível em:

http://revistas.icesp.br/index.php/SaberesPratica/article/view/113/73. Acesso em: 20 jun.2023.

SPOZATI, Aldaíza. Exclusão social e fracasso escolar. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p. 21-32, jan. 2000.

UEL [Universidade Estadual de Londrina]. Pró-reitoria de Graduação. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2010. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/PPP%20-%202010.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

UEL [Universidade Estadual de Londrina]. Pró-reitoria de Graduação. Disciplina Especial Escola e Adoção - 4EDU162. Londrina, 2018. Mimeografado.

VELOSO, Lucia de Fátima. Como as crianças e adolescentes adotivos são vistos pela escola. Curitiba: Apris, 2015.

VELOSO, Lúcia Fátima; ZAMORA, Maria Helena Rodrigues Navas; ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Crianças e adolescentes adotivos: como são vistos pela escola? Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 68, n. 2, p. 5-20, ago. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v68n2/v68n2a02.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Lupion Moreno, G. ., & Barboza Santos Rossini de Matos, M. . (2023). Acolhimento institucional, adoção e formação de professores: uma reflexão necessária. Cadernos De Comunicação, 27(2). https://doi.org/10.5902/2316882X74551

Edição

Seção

Dossiê Temático: Acolhimento institucional de crianças e adolescentes