Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: reflexões teóricas e desafios presentes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X74954

Parole chiave:

Instituições de Acolhimento;, crianças, adolescentes, educação

Abstract

O presente artigo tem como objetivo entender como se constitui a rede institucionalizada em que crianças e jovens estão inseridos, retratando as suas vivências. Para o referencial teórico foram usados os princípios legais da Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e Adolescente (1990). A metodologia utilizada no estudo é caracterizada como qualitativa baseada em Minayo (1994) e de revisão bibliográfica de acordo com Gil (2010), utilizando como descritores: instituição de acolhimento, crianças e adolescentes. O estudo incluiu publicações produzidas no período de 2021 a 2022, filtrados através de uma análise dos títulos e resumos, por fim resultou em 13 arquivos relevantes utilizados no presente estudo. Entre os resultados, podemos afirmar, que os autores desenvolvem abordagens que auxiliam na prática de acolhimento e analisam como as rupturas dos laços familiares afetam o processo de adaptação aos ambientes institucionalizados. Conclui-se que o processo educativo não deve ser visto como coadjuvante no acolhimento e deve funcionar como potencializador da garantia de direito às crianças e aos adolescentes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rakeli Silva da Costa, universidade federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Professora na Educação Infantil. Pesquisadora e voluntária em projetos com temas sobre acolhimento institucional.

Jane Schumacher, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (2011). Professora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2011).

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, A. N., MORATO, H. T. P. (2004). Para uma dimensão ética da prática psicológica em instituições. Estudos de Psicologia, 9(2),345-353.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 - Leis de diretrizes e bases da educação nacional (Art. 2º) TÍTULO II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_ 1ed.pdf.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990. Brasil. (2009). Nova Lei da Adoção. Lei no 12.010 de 03 de agosto de 2009.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Relatório da consulta pública: metas nacionais 2020. Brasília: CNJ, [2019].

COUTO, R.M.B.l; RIZZINI, I. “Acolhimento Institucional Para Crianças E Adolescentes Em Situação De Rua.” Textos & Contextos (Porto Alegre) 20.1 (2021): E39173. DUARTE, J.P; MONTEIRO, M.A; SQUEFF, T.A.F.R.C. “Sob Um Olhar Crítico: O Acolhimento Institucional Da Criança E Do Adolescente Indígena.” Prisma Jurídico 20.1 (2021): p. 36-56.

FÁVERO. A.A; SANTOS, F.A.D; LIMANA, L.P.P. “Estudos Sobre Desafios Atuais E Perspectivas Para as Juventudes Brasileiras.” EccoS – Revista Científica 60 (2022). FRANCISCO, J.C; LOPES, R.E. “Educação Judiciária Com Adolescentes No Município De São Carlos/SP (Judicial Education with Adolescents in the Municipality of São Carlos/SP).” Revista Eletrônica De Educação (São Carlos) 15 (2021).

FREIRE, P. Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar. 5. ed. São Paulo: Olho d’água, 1994.

FURLAN, V; LIMA, A.F. “Cultura De Institucionalização De Crianças E Adolescentes: Um Problema Para a Psicologia.” Revista Psicologia Política 21.50 (2021): p. 239. GEHLEN, T.S; MILTON, A.A; DÉCIO, A; MARIA,C,P; OTÁVIO,A,M. Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.10,n.02, p.279-298, jul-dez, 2008.

GOMES, J.C; SILVA, A.P.S; CORRADI-WEBSTER, C.M. “PORTA GIRATÓRIA NO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS: DESAFIOS E MANEJOS.” Psicologia & Sociedade 33 (2021): Psicologia & Sociedade, 2021, Vol.33.

HERNÁNDEZ, S.R; FERNÁNDEZ CALLADO, C.; BAPTISTA LUCIO, M. del P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

MARTURANO, E.M; PARREIRA, V.L.C. Crianças com queixa de dificuldades escolares: um procedimento para sondagem de problemas de comportamento através do relato das mães. Psicologia. 1996.

MEDEIROS, N.T; VIRGOLIN, I.C; NEUBAUER, V.S; VEIGA, D.J.S; LINCK, I.M.D. “Instituições De Acolhimento Em Observância Do Princípio Da Excepcionalidade.” Research, Society and Development 10.14 (2021).

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: . (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 9-29.

Orientações técnicas: serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, Brasília: CNAS, Conanda, 2009.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento. 2ª Ed. Vozes: Petrópolis, 1996.

SILVA, G.F; DHULY S.S; JADILA, T.S.O; SANTOS, K.N.B; OLIVEIRA, K.M.T; PAULO, S.D.S. “Relato De Estudantes Universitários De Enfermagem Sobre a Formação De Competências Em Saúde Coletiva.” Revista Saúde Em Redes 7.2 (2021).

SILVA, J.R.L.A; PEREIRA, V.A; DONATTO, M.L. “Habilidades Sociais E Acadêmicas De Crianças E Adolescentes Em Instituições De Acolhimento.” Psicologia, Ciência e Profissão 41.Spe4 (2021).

SIQUEIRA, A.C; FARAJ, S.P; KEMERICH, D.S.C; SILVA, A.P; GIACOMELLI, D.P. “Desafios Da Prática De Estágio Em Psicologia No Acolhimento Institucional.” Estudos Interdisciplinares Em Psicologia 12.1supl (2021).

SOUZA, F.H.O; ALTOÉ, S; PACHECO, L.F. “Ateliê Lúdico E Expressivo: Considerações Sobre O Brincar com Crianças Acolhidas.” Estudos E Pesquisas Em Psicologia 21.4 (2021).

SOUZA, F.M.S; KYRILLOS, N.F; CALZAVARA, M.G.P. “Pressupostos Para a Escuta Psicanalítica Em Instituição De Acolhimento De Crianças E Adolescentes.” Revista Da SPAGESP 22.1 (2021): Revista Da SPAGESP, 2021, Vol.22 (1).

SOUZA, J.F.V.D. “Editorial - v. 20, N. 1, Jan./jun. 2021.” Prisma Jurídico 20.1 (2021).

TEIXEIRA, S.M; TEIXEIRA, S.M. Fundamentos Teórico-Metodológicos do trabalho social com famílias. In:. Trabalho com família nas políticas sociais, Teresina. 2017.

VALIN, T.A.F; ROCHA, G.V.M. “Avaliação De Uma Intervenção Analítico – Comportamental Para Meninas Em Acolhimento Institucional.” Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva 24 (2022). VYGOTSKY, L. S. (1999). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

WENDT, B; DELL’AGLIO, D.D. “Programa Em Práticas Educativas Positivas Para Educadores Sociais De Instituições De Acolhimento: Estudo De Viabilidade.” Research, Society and Development 10.9 (2021).

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-08-09

Come citare

Silva da Costa, R., & Schumacher, J. . (2023). Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: reflexões teóricas e desafios presentes. Cadernos De Comunicação, 27(2). https://doi.org/10.5902/2316882X74954

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático: Acolhimento institucional de crianças e adolescentes