O psicólogo em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes: possibilidades cotidianas de atuação multidisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X76667

Palavras-chave:

Psicologia, acolhimento institucional, Multidisciplinaridade

Resumo

O objetivo deste trabalho é problematizar o compartilhamento do cuidado de crianças e adolescentes em acolhimento institucional por meio da interação entre profissionais da rede de atendimento, envolvendo as áreas da Psicologia, Educação, Serviço Social, Saúde e Direito. Conclui-se que, apesar de desafiador, o compartilhamento do cuidado oportuniza a atuação multidisciplinar e é fundamental para a garantia de direitos.

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Biografia do Autor

Kélen, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Atuou em um Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes.

Renata, Instituição de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

Psicóloga de uma instituição de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Jana, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Psicologia pela UFSM e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS).

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Medianeira Pozzobon, K., Petry Brondani, R. ., & Gonçalves Zappe, J. . (2023). O psicólogo em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes: possibilidades cotidianas de atuação multidisciplinar. Cadernos De Comunicação, 27(2). https://doi.org/10.5902/2316882X76667

Edição

Seção

Dossiê Temático: Acolhimento institucional de crianças e adolescentes