Cultura digital em página impressa: aceleração, fragmentação e mudanças na Folha Corrida

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X63554

Parole chiave:

Cultura Digital, Aceleração, Fragmentação, Folha de S.Paulo

Abstract

O jornalismo na era digital sofre adaptações estéticas e de conteúdo não só na Internet, mas nos meios tradicionais. O artigo observa estratégias da Folha Corrida, do impresso Folha de S.Paulo, para mostrar efeitos da aceleração e fragmentação dos conteúdos. Ao final, destaca que a proposta editorial reforça esses conceitos, porém há contradição na afirmação de que traz resumos de notícias do interior do jornal.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Daniela Borges de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Mestranda e bolsista da CAPES na Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (FAAC/Unesp). Bacharela em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Foi voluntária na iniciação científica “Folha Corrida: Narrativa jornalística e cultura digital” (ago.2018 a jul.2019) e bolsista PIBIC/CNPq da iniciação científica “Folha de S. Paulo: Cobertura jornalística, violência estética e sociedade midiática” (ago.2019 a jul.2020).

Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Universidade Metodista de Piracicaba

Orientador, Doutor (Unicamp) e Mestre em Educação (UFSCar). Docente na Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Desenvolve pesquisa sobre: mídia, linguagem e educação; indústria cultural e ambiente digital; comunicação, tecnologia e estética. Membro do GP “Teoria Crítica e Educação” (UFScar).

Riferimenti bibliografici

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudeleire um lírico no auge do capitalismo, Trad. de José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRADSHAW, Paul. Instantaneidade: efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção e distribuição. p. 111-135. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Webjornalismo. Covilhã: UBI, LabCom, 2014.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venancio Majer. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

CONNOR, Steven. Cultura Pós-Moderna: introdução às teorias do contemporâneo. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

CORRIDA. Publicidade de Folha. s/a. em: <http://www.publicidade.folha.com.br/folha/cadernos/corrida/>. Acesso em 14/04/2020.

COSTA, Belarmino C. G. da. Cultura Digital: Memória, Violência Estética e Regressão. In: FRANCO, R.; VEDDA, M.; ZUIN, A. A. S. (Orgs.), Estado de Exceção na Argentina e no Brasil – Uma Perspectiva a Partir da Teoria Crítica. São Paulo: Editora Nankin, 2021.

COSTA, Belarmino C. G. da. Barbárie Estética e Produção Jornalística: A atualidade do conceito de Indústria Cultural. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 76, outubro de 2001.

DOURISH, Paul. Algorithms and their others: Algorithmic culture in context. Big Data & Society, [s/l], vol.3, n.2, p. 1- 11, 2016. DOI: doi.org/10.1177/2053951716665128.

FERRARI, Pollyana. Como sair das bolhas. São Paulo: EDUC, 2018 (Ebook).

FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Folha Corrida vai publicar seção diária com dicas do que fazer em SP. Folha de S.Paulo. Maio de 2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/05/folha-corrida-vai-publicar-secao-diaria-com-dicas-do-que-fazer-em-sp.shtml>. Acesso em: 14/04/2020.

FUCHS, Christian. A inovação será desacelerada. Entrevistado por Michelle Prazeres. Revista Communicare, vol. 19, 2. ed., 2019.

GABRIEL, Martha. Apresentação. s/p. In: FERRARI, P. Como sair das bolhas. São Paulo: EDUC, 2018 (Ebook).

GRUPO FOLHA. Tabela de Preços: Publicidade Impressa. 2020. Disponível em: <http://media.folha.uol.com.br/publicidade/2020/01/01/tabela_grupofolha_jan2020_v1.pdf?_ga=2.92965405.1269432260.1586869305-757794120.1489413615&_mather=92f5ff39173d4aeb>. Acesso em: 14/04/2020.

LEMOS, André. Ciber-flânerie. In: SILVA, D. F. da.; FRAGOSO, S. (Orgs.). Comunicação na Cibercultura. São Leopoldo: Unisinos, 2001. p.45-60.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

OLIVEIRA, Daniela Borges de; COSTA, Belarmino Cesar G. da. Pauta Guiada por Algoritmo: Conteúdo e Forma no Estadão Infográficos. Brazilian Journalism Research, Brasília, DF, vol. 16, n. 3, dezembro 2020. DOI: 10.25200/BJR.v16n3.2020.1284

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de janeiro: Editora Zahar, 2012.

PRAZERES, Michelle. Jornalismo lento – Mapeando tensões entre velocidade e comunicação em ambientes digitais. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, São Paulo, v. 2, n. 4, jul./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.31657.

PRIOR, H.; TERUEL, C. Contribuições da teoria da aceleração social do tempo para os estudos em jornalismo. Novos Olhares, [s/l], v. 10, n. 1, p. 42-51, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2021.174442.

RODRIGUES, L. P. R.; BALDI, V.; e GALA, A. de C. O. S. JORNALISMO MÓVEL: a emergência de um novo campo jornalístico. Brazilian Journalism Research, Brasília, vol. 17, n.2, agosto de 2021. DOI: 10.25200/BJR.v17n2.2021.1368.

ROSA, Hartmut. Aceleração: A transformação das estruturas temporais na Modernidade. Trad. de Rafael H. Silveira. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

SANTAELLA, Lucia. Prefácio: Do clímax ao anticlímax das redes sociais. s/p. In: FERRARI, P. Como sair das bolhas. São Paulo: EDUC, 2018 (Ebook).

SANTAELLA, Lucia. A cultura digital na berlinda. p. 93-101. In: LOPES, M. I. V. de; KUNSH, M. M. K. (Orgs.). Comunicação, cultura e mídias sociais. São Paulo: ECA-USP, 2016.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no Ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004a.

SANTAELLA, Lucia. Antecedentes da alinearidade hipermidiática nas mídias mosaiquicas. p.26-35. In: BRASIL, A. et al. (Orgs). Cultura em fluxo. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2004b.

TŰRCKE, Christoph. Sociedade Excitada: Filosofia da sensação. Trad. de Antonio A. S. Zuin et. al.. Campinas: Editora Unicamp, 2010.

VIRILIO, Paul. A arte do motor. Trad. de Paulo Roberto Pires. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-03-25

Come citare

Borges de Oliveira, D., & Guimarães da Costa, B. C. (2022). Cultura digital em página impressa: aceleração, fragmentação e mudanças na Folha Corrida. Cadernos De Comunicação, 26(1). https://doi.org/10.5902/2316882X63554

Fascicolo

Sezione

Artigos