O uso do product placement em videoclipes: uma análise de Bad Romance e Telephone

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Daniela Israel Universidade Feevale
  • Lucas Lagoas de Paula Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Julia da Cruz Ferreira Universidade Feevale

Palavras-chave:

Comunicação, Product Placement, Videoclipe

Resumo

O videoclipe sempre foi uma forma de comunicação relevante entre os artistas, seus fãs e espectadores. O presente estudo analisa a inserção de marcas e produtos nos videoclipes Bad Romance e Telephone, ambos da artista Lady Gaga. A partir do estudo, foi possível observar que a ferramenta product placement tem um grande potencial no campo da publicidade e propaganda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social pela PUCRS; coordenador dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda e professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Daniela Israel, Universidade Feevale

Daniela é bolsista CNPq, doutoranda e mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, tem especialização em Gestão Cultura e Graduação em Realização Audiovisual.

Lucas Lagoas de Paula, Centro Universitário Ritter dos Reis

Graduado em Publicidade e Propaganda em Centro Universitário Ritter dos Reis.

Julia da Cruz Ferreira, Universidade Feevale

Graduanda em Produção Audiovisual pela Universidade Feevale (FEEVALE), Bolsista de iniciação cientifica do FAPERGS.

Referências

ADORNO, Theodor W. The culture industry- Selected essays on mass culture. Londres: Routledge, 1991. Disponível em: <http://www.public.iastate.edu/~carlos/607/readings/adorno.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2017.

ALMEIDA, Sérgio. Opinião: Cinco tópicos para identificar um influenciador. Propmark, 2015. Disponível em: <http://propmark.com.br/mercado/opiniao-cinco-topicos-para-identificar-um-influenciador >. Acesso em: 04 mai. 2017.

A PROPOSTA. Direção: Anne Fletcher; Produção: Todd Lieberman e David Hoberman. Burbank: Walt Disney Pictures. 2009. 1 DVD (108 min.)

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus, 2006. Disponível em: <https://cineartesantoamaro.files.wordpress.com/2011/05/dicionario-teorico-e-critico-de-cinema-jacques-aumont-michel-marie.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e linguagem – discursos de ciência. São Paulo: Moderna, 1998.

BAD ROMANCE. Artista Lady Gaga. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qrO4YZeyl0I>. Direção: Francis Lawrence; Produção: Stanley Kubrick. Los Angeles: Record Plant Studios. 2009. (05 min) Acesso em: 10 mai. 2017.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. 1ª edição. Lisboa: Edições 70, 1981.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BILLBOARD. The 20 Best Music Videos of the 2010s. 2010. Disponível em: <http://www.billboard.com/articles/columns/pop-shop/6436761/best-music-videos-2010s>. Acesso em: 07 mai. 2017.

BLACKWELL, Roger: MINARD, Paul & ENGEL, James. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.

BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto-de-Venda. São Paulo: Atlas, 2010.

BONEQUINHA DE LUXO. Direção: Blake Edwards; Produção: Jurow-Shepherd. São Paulo: Paramount Pictures. 1961. 1 DVD (115 min.)

BRANDINI, Valéria. Panorama histórico – MTV Brasil. In: PEDROSO, Maria Goretti; MARTINS, Rosana. Admirável Mundo MTV Brasil. São Paulo: Saraiva, 2006.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2017.

CACHAÇA 51 FAZ PLACEMENT EM NOVA SÉRIE DA NETFLIX. 2016. Disponível em: <http://adnews.com.br/internet/cachaca-51-faz-placement-em-nova-serie-da-netflix.html>. Acesso em: 02 fev. 2017.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COELHO, Willyans. O poder da influência. Disponível em: <http://www.tjrj.jus.br/c/document_library/get_file?uuid=bce34fc5-b04a-44b5-a112-29a0c0a49fe4&groupId=10136>. Acesso em: 01 mai. 2017.

CORRÊA, Laura. Breve história do videoclipe. In: VIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste, 24 a 26 de maio, Cuiabá, MT, 2007. [Anais eletrônicos]. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2007/resumos/R0058-1.pdf>. Acesso em: 30 set. 2016.

FACEBOOK. Lady Gaga, 2017. Disponível em: <https://www.facebook.com/ladygaga/>. Acesso em: 07 mai. 2017.

FORBES. Lady Gaga tops celerbrity 100 list, 2011. Disponível em: <https://www.forbes.com/2011/05/16/lady-gaga-tops-celebrity-100-11.html>. Acesso em: 07 mai. 2017.

GIRL BOSS. Ep. 7: Cinco porcento. Direção: Christian Ditter; Produção: Kay Cannon e Charlize Theron. São Francisco: Netflix. 2017. (27 min.)

GRACIOSO, Francisco. Propaganda: engorda e faz crescer a pequena empresa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

HEBERT, Emily. Lady Gaga - A revolução do pop. 1 ed. Sao Paulo: Globo Editora, 2010.

HELENA, Raul; PINHEIRO Antonio. Muito além do Mercham. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

INSTAGRAM. Lady Gaga, 2017. Disponível em: <https://www.instagram.com/ladygaga/>. Acesso em: 07 mai. 2017.

IT’S MY PARTY. Jessie J. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=59caVlKNNEQ>. Direção: John Larderi; Produção: Max Martin e Shellback. Los Angeles: Interscope Records. 2013. (04 min.) Acesso em: 07 mai. 2017.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JOÃO, Júlio. A presença da publicidade nos videoclipes musicais. 2010. 63f. Monografia (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/28067>. Acesso em: 20 de out. 2016.

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. 1ª edição. São Paulo: Atlas, 2000.

KELLER, Kevin Lane. Building customer-based equity. Marketing Science Institute, Cambridge, 2001.

Disponível em: <http://anandahussein.lecture.ub.ac.id/files/2015/09/article-4.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2017.

KLEPER, João. 5 dicas para se tornar um grande influenciador. 2015. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/5-dicas-para-se-tornar-umgrande-influenciador/87779/>. Acesso em: 04 mai. 2017.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração e marketing. 12ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LADY GAGA HEARTBEATS REVIEW. 2017. Disponível em: <https://www.cnet.com/products/monster-heartbeats-by-lady-gaga-headphones-series/review/>. Acesso em: 10 mai. 2017.

LEHU, Jean-Marc. Branded Entertainment. Londres: Kogan Page Publishers, 2007.

MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Gérman. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. Tradução de Jacob Gorender. 2. ed. São Paulo: SENAC SP, 2004.

MARTINS, José Roberto. Branding- um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

MATTELART, Armand.; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

NETO, Lauro. Lideres de opinião no ambiente mediático: uma abordagem teorica no campo da comunicação. 2008. 80f. Dissertação (Programa de Pós-graudação em Comunicação) – Universidade de Brasilia, UNB, Brasília, 2008. Disponivel em:

<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1665/1/2008_LauroMaranhaoAiresNeto.pdf>. Acesso: 30 set. 2016.

NAUFRAGO. Direção: Robert Zemeckis; Produção: Tom Hanks, Robert Zemeckis e Jack Rapke. São Paulo: Universal Pictures. 2000. 1 DVD (143 min.)

NO PIQUE DE NOVA YORK. Direção: Dennie Gordon; Produção: Denise Di Novi, Mary-Kate Oslen e Ashley Oslen. São Paulo: Warner Bros. 2004. 1 DVD (90 min.)

O DIABO VESTE PRADA. Direção: David Frankel; Produção: Wendy Finerman. São Paulo: Fox Film. 2006. 1 DVD (110 min.)

PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes – conceitos e metodologia(s). In: VI Congresso SOPCOM, abril, 2009. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2017.

POKER FACE, Lady Gaga - https://www.youtube.com/watch?v=bESGLojNYSo ANO 2009

PORTAL G1. Apple compra Beats por US$ 3 bilhões. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/05/apple-compra-fabricante-de-fones-beats-por-us-3-bilhoes.html>. Acesso em: 10 mai. 2017.

PRODUCT PLACEMENT IN TV NEWS. 2009. Disponível em: <https://advancingthestory.wordpress.com/2009/06/08/product-placement-in-tv-news/ >. Acesso em: 07 mai. 2017.

PRODUCT PLACEMENT NEWS. 2017. Disponível em: <http://productplacement.biz/201008192766/news/pq-media-forecasts-european-product-placement-spending-will-grow-at-double-digit-rates-from-2010-2014-driven-by-relaxed-rules-economic-recovery.html>. Acesso em: 8 mai. 2017.

ROLLING STONE. Lady Gaga`s Music vídeos: a complete guide. 2011. Disponível em: <http://www.rollingstone.com/music/pictures/lady-gagas-music-videos-a-complete-guide-20110525>. Acesso em: 10 mai. 2017.

SEX AND THE CITY 2. Direção: Michael Patrick King; Produção: Michael Patrick King, Sarah Jessica Parker, John P. Melfi e Darren Star. São Paulo: Warner Bros. 2010. 1 DVD (146 min.)

SHOW ME. Kid Ink. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xKkb13IU_DE>. Direção; Juliann Alexander; Produção: Brian Todd Collins. Los Angeles: Tha Alumni. 2013. (04 min.) Acesso em: 10 mai. 2017.

SOARES, Thiago. Videoclipe: O elogio da desarmonia. Recife: Ed. Do Autor, 2004.

SOLOMON, Michael. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2011.

TAVARES, Mauro Calixta. A Força da Marca. Como Construir e Manter Marcas Fortes. São Paulo: Harbra, 1998.

TELEPHONE. Artistas Lady Gaga e Beyonce Knowles. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EVBsypHzF3U>. Direção: Jonas Åkerlund; Produção: Rodney Jerkins. Los Angeles: Interscope Records. 2010. (9min.) Acesso em: 10 mai. 2017.

THE BIG BANG THEORY. Ep. 21: The Closure Alternative. Direção: Mark Cendrowski; Produção: Michael Collier, Peter Chakos e Steven Molaro. São Paulo: Warner Bros. Television Distribution. 2013. (22 min.)

THE BIG BANG THEORY. Ep. 19: The Solder Excursion Diversion. Direção: Mark Cendrowski; Produção: Eric Kaplan, Maria Ferrari e Bill Prady. São Paulo: Warner Bros Distribution. 2015. (30 min.)

THE RANCH. Ep. 9: There Goes My Life. Diretor: David Trainer; Produção: Ashton Kutcher, Jim Patterson e Danny Masterson. São Francisco: Netflix. 2016. (22 min.)

TRAACKR. 2017. Disponível em: <http://www.traackr.com/>. Acesso em: 10 mai. 2017.

TERRA, Carolina Frazon. Mídias Sociais... e Agora? Tudo o que você precisa saber para implementar um processo de mídias sociais. São Caetano do Sul: Difusão Editora, Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011.

TREVISAN, Michele Kapp. O videoclipe e os estudos culturais da comunicação em Kaplan e Goodwin, 2005. 88f. Dissertação. (Mestrado em Comunicação Social) – PUCRS, Faculdade de Comunicação Social, Porto Alegre, RS, 2005.

TWITTER. Lady Gaga, 2017. Disponível em: <https://twitter.com/ladygaga>. Acesso em: 07 mai. 2017.

TWO AND A HALF MEN. Ep. 7: Sex With An Animated Ed Asner. Direção: James Widdoes; Produção: Michael Collier e Tracey Ormandy. São Paulo: Warner Bros. Television Distribution. 2015. (22 min.)

VANOYE, Francis; GOLIOT- LÈTÈ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. São Paulo: Papirus, 2012.

VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z: os termos de mídia, seus conceitos, critérios e fórmulas, explicados e mostrados em quadros e exemplos, como são utilizados na mídia. São Paulo: Flight Editora, 2005.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

YOUTUBE. Lady Gaga Official, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/ladygagaofficial>. Acesso em: 07 mai. 2017.

ANOS MAIS JOVEM. Direção: David Moreau; Produção: Abel Nahmias. São Paulo: Paris Filmes. 2013. 1 DVD (96 min.)

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

Pinheiro, C. M. P., Israel, D., de Paula, L. L., & Ferreira, J. da C. (2023). O uso do product placement em videoclipes: uma análise de Bad Romance e Telephone. Cadernos De Comunicação, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/67805

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)