Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X17271Resumo
A moda possui um papel extremamente importante na sociedade e no comportamento de cada indivíduo. Ela não dita apenas tendências, mas também estilos de vida. Neste contexto, tal estudo aborda a análise dos editoriais de moda, procurando avaliar como a revista Elle produz seus editoriais no Brasil e nos Estados Unidos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, através da analise de conteúdo e imagem de acordo com Laurence Bardin (1997). O desenvolvimento do estudo foi divido em duas partes, onde a primeira trata sobre Jornalismo, jornalismo de revista, jornalismo de moda e editorial e produção de moda e a última, tratou-se sobre moda e moda imagem. Após analisar quatro edições da revista Elle (duas brasileiras e duas americanas), pode-se concluir que há semelhanças e diferenças nas edições, por exemplo, que a edição americana, segue um padrão de editorial, já a brasileira não.
Periodismo de Moda - Un análisis de los editoriales de la revista de moda Elle Brasil y los Estados Unidos
Resumen: La moda tiene un papel muy importante en la sociedad y el comportamiento de cada individuo. Ella dijo que no sólo las tendencias, sino también los estilos de vida. En este contexto, este estudio aborda el análisis de los editoriales de moda, se trata de evaluar como Elle produce su editorial en Brasil y Estados Unidos. La metodología utilizada fue la búsqueda exploratoria a través de análisis de contenido y la imagen de acuerdo a Laurence Bardin (1997). El desarrollo del estudio se dividió en dos partes, donde la primera trata de periodismo, el periodismo revista, periodismo de moda y de redacción y producción de moda y el último, el Tratado de la imagen de la moda de la moda y. Tras el análisis de cuatro números de la revista Elle (dos brasileños y dos estadounidenses), se puede concluir que existen similitudes y diferencias en los temas, por ejemplo, que la edición americana, sigue un modelo de editorial, no el brasileño.
Palabras clave: Periodismo; Moda; Editoriales análisis; La revista Elle: Brasil y Estados Unidos.
Fashion Journalism - An Analysis of Fashion Editorials of Magazine Elle Brazil and United States
Abstract: The fashion has an extremely important role in society and the behavior of each individual. It’s not only about trends, but also lifestyles. In this context, this study addresses the analysis of fashion editorials, trying to assess how Elle magazine produces it’s editorials in Brazil and the United States. The methodology used was exploratory, through content analysis and image according to Laurence Bardin (1997). The development of the study was divided into two parts, where the first deals with journalism, magazine journalism, fashion journalism and editorial and fashion production, and the last one was about fashion and fashion image. After reviewing four editions of Elle magazine (two Brazilians and two American), it can be concluded that there are similarities and differences in the issues, as the American edition, follows a pattern of publishing, the Brazilian hasn’t.
Keywords: Journalism; Fashion; Image Analysis; Elle Magazine: Brazil and United States of America.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.