O uso do product placement em videoclipes: uma análise de Bad Romance e Telephone
Palavras-chave:
Comunicação, Product Placement, VideoclipeResumo
O videoclipe sempre foi uma forma de comunicação relevante entre os artistas, seus fãs e espectadores. O presente estudo analisa a inserção de marcas e produtos nos videoclipes Bad Romance e Telephone, ambos da artista Lady Gaga. A partir do estudo, foi possível observar que a ferramenta product placement tem um grande potencial no campo da publicidade e propaganda.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. The culture industry- Selected essays on mass culture. Londres: Routledge, 1991. Disponível em: <http://www.public.iastate.edu/~carlos/607/readings/adorno.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2017.
ALMEIDA, Sérgio. Opinião: Cinco tópicos para identificar um influenciador. Propmark, 2015. Disponível em: <http://propmark.com.br/mercado/opiniao-cinco-topicos-para-identificar-um-influenciador >. Acesso em: 04 mai. 2017.
A PROPOSTA. Direção: Anne Fletcher; Produção: Todd Lieberman e David Hoberman. Burbank: Walt Disney Pictures. 2009. 1 DVD (108 min.)
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus, 2006. Disponível em: <https://cineartesantoamaro.files.wordpress.com/2011/05/dicionario-teorico-e-critico-de-cinema-jacques-aumont-michel-marie.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e linguagem – discursos de ciência. São Paulo: Moderna, 1998.
BAD ROMANCE. Artista Lady Gaga. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qrO4YZeyl0I>. Direção: Francis Lawrence; Produção: Stanley Kubrick. Los Angeles: Record Plant Studios. 2009. (05 min) Acesso em: 10 mai. 2017.
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. 1ª edição. Lisboa: Edições 70, 1981.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BILLBOARD. The 20 Best Music Videos of the 2010s. 2010. Disponível em: <http://www.billboard.com/articles/columns/pop-shop/6436761/best-music-videos-2010s>. Acesso em: 07 mai. 2017.
BLACKWELL, Roger: MINARD, Paul & ENGEL, James. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.
BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto-de-Venda. São Paulo: Atlas, 2010.
BONEQUINHA DE LUXO. Direção: Blake Edwards; Produção: Jurow-Shepherd. São Paulo: Paramount Pictures. 1961. 1 DVD (115 min.)
BRANDINI, Valéria. Panorama histórico – MTV Brasil. In: PEDROSO, Maria Goretti; MARTINS, Rosana. Admirável Mundo MTV Brasil. São Paulo: Saraiva, 2006.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2017.
CACHAÇA 51 FAZ PLACEMENT EM NOVA SÉRIE DA NETFLIX. 2016. Disponível em: <http://adnews.com.br/internet/cachaca-51-faz-placement-em-nova-serie-da-netflix.html>. Acesso em: 02 fev. 2017.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COELHO, Willyans. O poder da influência. Disponível em: <http://www.tjrj.jus.br/c/document_library/get_file?uuid=bce34fc5-b04a-44b5-a112-29a0c0a49fe4&groupId=10136>. Acesso em: 01 mai. 2017.
CORRÊA, Laura. Breve história do videoclipe. In: VIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste, 24 a 26 de maio, Cuiabá, MT, 2007. [Anais eletrônicos]. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2007/resumos/R0058-1.pdf>. Acesso em: 30 set. 2016.
FACEBOOK. Lady Gaga, 2017. Disponível em: <https://www.facebook.com/ladygaga/>. Acesso em: 07 mai. 2017.
FORBES. Lady Gaga tops celerbrity 100 list, 2011. Disponível em: <https://www.forbes.com/2011/05/16/lady-gaga-tops-celebrity-100-11.html>. Acesso em: 07 mai. 2017.
GIRL BOSS. Ep. 7: Cinco porcento. Direção: Christian Ditter; Produção: Kay Cannon e Charlize Theron. São Francisco: Netflix. 2017. (27 min.)
GRACIOSO, Francisco. Propaganda: engorda e faz crescer a pequena empresa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
HEBERT, Emily. Lady Gaga - A revolução do pop. 1 ed. Sao Paulo: Globo Editora, 2010.
HELENA, Raul; PINHEIRO Antonio. Muito além do Mercham. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
INSTAGRAM. Lady Gaga, 2017. Disponível em: <https://www.instagram.com/ladygaga/>. Acesso em: 07 mai. 2017.
IT’S MY PARTY. Jessie J. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=59caVlKNNEQ>. Direção: John Larderi; Produção: Max Martin e Shellback. Los Angeles: Interscope Records. 2013. (04 min.) Acesso em: 07 mai. 2017.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JOÃO, Júlio. A presença da publicidade nos videoclipes musicais. 2010. 63f. Monografia (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/28067>. Acesso em: 20 de out. 2016.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. 1ª edição. São Paulo: Atlas, 2000.
KELLER, Kevin Lane. Building customer-based equity. Marketing Science Institute, Cambridge, 2001.
Disponível em: <http://anandahussein.lecture.ub.ac.id/files/2015/09/article-4.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2017.
KLEPER, João. 5 dicas para se tornar um grande influenciador. 2015. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/5-dicas-para-se-tornar-umgrande-influenciador/87779/>. Acesso em: 04 mai. 2017.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração e marketing. 12ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LADY GAGA HEARTBEATS REVIEW. 2017. Disponível em: <https://www.cnet.com/products/monster-heartbeats-by-lady-gaga-headphones-series/review/>. Acesso em: 10 mai. 2017.
LEHU, Jean-Marc. Branded Entertainment. Londres: Kogan Page Publishers, 2007.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Gérman. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. Tradução de Jacob Gorender. 2. ed. São Paulo: SENAC SP, 2004.
MARTINS, José Roberto. Branding- um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Negócio Editora, 2000.
MATTELART, Armand.; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
NETO, Lauro. Lideres de opinião no ambiente mediático: uma abordagem teorica no campo da comunicação. 2008. 80f. Dissertação (Programa de Pós-graudação em Comunicação) – Universidade de Brasilia, UNB, Brasília, 2008. Disponivel em:
<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1665/1/2008_LauroMaranhaoAiresNeto.pdf>. Acesso: 30 set. 2016.
NAUFRAGO. Direção: Robert Zemeckis; Produção: Tom Hanks, Robert Zemeckis e Jack Rapke. São Paulo: Universal Pictures. 2000. 1 DVD (143 min.)
NO PIQUE DE NOVA YORK. Direção: Dennie Gordon; Produção: Denise Di Novi, Mary-Kate Oslen e Ashley Oslen. São Paulo: Warner Bros. 2004. 1 DVD (90 min.)
O DIABO VESTE PRADA. Direção: David Frankel; Produção: Wendy Finerman. São Paulo: Fox Film. 2006. 1 DVD (110 min.)
PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes – conceitos e metodologia(s). In: VI Congresso SOPCOM, abril, 2009. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2017.
POKER FACE, Lady Gaga - https://www.youtube.com/watch?v=bESGLojNYSo ANO 2009
PORTAL G1. Apple compra Beats por US$ 3 bilhões. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/05/apple-compra-fabricante-de-fones-beats-por-us-3-bilhoes.html>. Acesso em: 10 mai. 2017.
PRODUCT PLACEMENT IN TV NEWS. 2009. Disponível em: <https://advancingthestory.wordpress.com/2009/06/08/product-placement-in-tv-news/ >. Acesso em: 07 mai. 2017.
PRODUCT PLACEMENT NEWS. 2017. Disponível em: <http://productplacement.biz/201008192766/news/pq-media-forecasts-european-product-placement-spending-will-grow-at-double-digit-rates-from-2010-2014-driven-by-relaxed-rules-economic-recovery.html>. Acesso em: 8 mai. 2017.
ROLLING STONE. Lady Gaga`s Music vídeos: a complete guide. 2011. Disponível em: <http://www.rollingstone.com/music/pictures/lady-gagas-music-videos-a-complete-guide-20110525>. Acesso em: 10 mai. 2017.
SEX AND THE CITY 2. Direção: Michael Patrick King; Produção: Michael Patrick King, Sarah Jessica Parker, John P. Melfi e Darren Star. São Paulo: Warner Bros. 2010. 1 DVD (146 min.)
SHOW ME. Kid Ink. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xKkb13IU_DE>. Direção; Juliann Alexander; Produção: Brian Todd Collins. Los Angeles: Tha Alumni. 2013. (04 min.) Acesso em: 10 mai. 2017.
SOARES, Thiago. Videoclipe: O elogio da desarmonia. Recife: Ed. Do Autor, 2004.
SOLOMON, Michael. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2011.
TAVARES, Mauro Calixta. A Força da Marca. Como Construir e Manter Marcas Fortes. São Paulo: Harbra, 1998.
TELEPHONE. Artistas Lady Gaga e Beyonce Knowles. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EVBsypHzF3U>. Direção: Jonas Åkerlund; Produção: Rodney Jerkins. Los Angeles: Interscope Records. 2010. (9min.) Acesso em: 10 mai. 2017.
THE BIG BANG THEORY. Ep. 21: The Closure Alternative. Direção: Mark Cendrowski; Produção: Michael Collier, Peter Chakos e Steven Molaro. São Paulo: Warner Bros. Television Distribution. 2013. (22 min.)
THE BIG BANG THEORY. Ep. 19: The Solder Excursion Diversion. Direção: Mark Cendrowski; Produção: Eric Kaplan, Maria Ferrari e Bill Prady. São Paulo: Warner Bros Distribution. 2015. (30 min.)
THE RANCH. Ep. 9: There Goes My Life. Diretor: David Trainer; Produção: Ashton Kutcher, Jim Patterson e Danny Masterson. São Francisco: Netflix. 2016. (22 min.)
TRAACKR. 2017. Disponível em: <http://www.traackr.com/>. Acesso em: 10 mai. 2017.
TERRA, Carolina Frazon. Mídias Sociais... e Agora? Tudo o que você precisa saber para implementar um processo de mídias sociais. São Caetano do Sul: Difusão Editora, Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011.
TREVISAN, Michele Kapp. O videoclipe e os estudos culturais da comunicação em Kaplan e Goodwin, 2005. 88f. Dissertação. (Mestrado em Comunicação Social) – PUCRS, Faculdade de Comunicação Social, Porto Alegre, RS, 2005.
TWITTER. Lady Gaga, 2017. Disponível em: <https://twitter.com/ladygaga>. Acesso em: 07 mai. 2017.
TWO AND A HALF MEN. Ep. 7: Sex With An Animated Ed Asner. Direção: James Widdoes; Produção: Michael Collier e Tracey Ormandy. São Paulo: Warner Bros. Television Distribution. 2015. (22 min.)
VANOYE, Francis; GOLIOT- LÈTÈ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. São Paulo: Papirus, 2012.
VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z: os termos de mídia, seus conceitos, critérios e fórmulas, explicados e mostrados em quadros e exemplos, como são utilizados na mídia. São Paulo: Flight Editora, 2005.
WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
YOUTUBE. Lady Gaga Official, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/ladygagaofficial>. Acesso em: 07 mai. 2017.
ANOS MAIS JOVEM. Direção: David Moreau; Produção: Abel Nahmias. São Paulo: Paris Filmes. 2013. 1 DVD (96 min.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Comunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.