Relatório de Desenvolvimento Mundial 2017: Governança e a Lei – visão geral: possíveis implicações para a gestão educacional e escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X39923

Palavras-chave:

Gestão educacional, Gestão escolar, Banco Mundial, Governança

Resumo

Este artigo tem o propósito de, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, discutir as possíveis implicações do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2017: Governança e a Lei – visão geral, do Banco Mundial, na gestão educacional e escolar. Os elementos para a implementação eficaz das Políticas Públicas podem ser apreendidos por meio dos conceitos de governança, eficiência, eficácia, produtividade, responsabilização e desenvolvimento. Com base nesses conceitos, o Estado cumpre, em parte, a sua função social conforme o modus operandi organizacional estabelecido por organismos internacionais, como o Banco Mundial.

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Biografia do Autor

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Cascavel. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Cascavel. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutora em Educação. Docente do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação   da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus de Cascavel. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Guerra, D., Gonçalves, A. M., & Figueiredo, I. M. Z. (2021). Relatório de Desenvolvimento Mundial 2017: Governança e a Lei – visão geral: possíveis implicações para a gestão educacional e escolar. Cadernos De Comunicação, 24(3). https://doi.org/10.5902/2316882X39923

Edição

Seção

Artigos