El Carnaval en Ponta Grossa y la cobertura periodística del Cultura Plural: los aspectos del periodismo cultural en los Campos Gerais de Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X38901Palabras clave:
Periodismo Cultural, Carnaval, Extensión Universitária, CulturaResumen
Este trabajo tiene como objetivo presentar el proceso de cobertura periodística del Carnaval de Ponta Grossa (PR) en el año 2019 por parte de los estudiantes del curso de Periodismo de la Universidad Estatal de Ponta Grossa participantes del proyecto de extensión Cultura Plural. El proyecto surgió en 2011 y desde entonces realiza coberturas diarias de la escena cultural de Ponta Grossa. En 2019 se llevó a cabo una cobertura especial del Carnaval de la región de los Campos Gerais, comprendendo las ciudades de Ponta Grossa y Tibagi (PR). Los resultados aquí presentados muestran cómo los estudiantes pudieron aplicar en la práctica extensionista nuevos formatos de cobertura utilizando redes sociales y demás formatos de producción periodística.Descargas
Citas
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: teoria e metodologia. São Bernardo do Campo: Umesp, 2004.
FARO, José; GONÇALVES, Elizabeth. O performativo no jornalismo cultural: uma organização discursiva diferenciada. Revista FAMECOS: Porto Alegre, n. 38, abril de 2009.
LUZ, André; WOITOWICZ, Karina. Jornalismo nas Redes Sociais: Instagram e Facebook como Plataformas para Produção de Conteúdo Multimídia pelo Sítio Cultura Plural. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Curitiba (PR), 04 a 09/09/2017.
MELO, Isabelle. Jornalismo cultural: por uma formação que produza o encontro da clare-za do jornalismo com a densidade e a complexidade da cultura. Rumos Jornalismo Cultural, 2007. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/rumos2007/pdf_jornalismo/Isabelle%20Anchieta%20de%20Melo.pdf>
MELO, José Marques de. As festas populares como processos comunicacionais: roteiro para seu inventário, no Brasil, no limiar do século XXI. Anuário Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, n.5. São Paulo: Cátedra Unesco; Universidade Metodista de São Paulo, 2002.
MARQUES DE MELO, José. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
TRIGUEIRO, Osvaldo. Festas populares. In: GADINI, Sérgio Luiz; WOITOWICZ, Karina Janz. Noções básicas de folkcomunicação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2007.
UM NOVO CARNAVAL. Produção de João Guilherme Castro e Millena Villanueva. Ponta Grossa: Edital 011/2018 do Conselho Municipal de Política Cultura de Ponta Grossa, 2018. (12 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FfwJwae2Vqo&t=4s>. Acesso em: 07 maio 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.