O Carnaval em Ponta Grossa e a cobertura jornalística do Cultura Plural: os desafios do jornalismo cultural nos Campos Gerais
DOI :
https://doi.org/10.5902/2316882X38901Mots-clés :
Jornalismo Cultural, Carnaval, Extensão Universitária, CulturaRésumé
Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de cobertura jornalística do Carnaval de Ponta Grossa (PR) no ano de 2019 pelos estudantes do curso de Jornalismo da UEPG participantes do projeto de extensão Cultura Plural. O projeto surgiu em 2011 e desde então realiza coberturas diárias da cena cultura de Ponta Grossa. Em 2019 foi decidido que haveria uma cobertura especial do Carnaval da região dos Campos Gerais. Foram realizadas coberturas em Ponta Grossa e em Tibagi (PR). Os resultados aqui apresentados mostram como os estudantes puderam aplicar na prática extensionista novos formatos de cobertura utilizando redes sociais e demais formatos de produção jornalística.
Téléchargements
Références
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: teoria e metodologia. São Bernardo do Campo: Umesp, 2004.
FARO, José; GONÇALVES, Elizabeth. O performativo no jornalismo cultural: uma organização discursiva diferenciada. Revista FAMECOS: Porto Alegre, n. 38, abril de 2009.
LUZ, André; WOITOWICZ, Karina. Jornalismo nas Redes Sociais: Instagram e Facebook como Plataformas para Produção de Conteúdo Multimídia pelo Sítio Cultura Plural. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Curitiba (PR), 04 a 09/09/2017.
MELO, Isabelle. Jornalismo cultural: por uma formação que produza o encontro da clare-za do jornalismo com a densidade e a complexidade da cultura. Rumos Jornalismo Cultural, 2007. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/rumos2007/pdf_jornalismo/Isabelle%20Anchieta%20de%20Melo.pdf>
MELO, José Marques de. As festas populares como processos comunicacionais: roteiro para seu inventário, no Brasil, no limiar do século XXI. Anuário Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, n.5. São Paulo: Cátedra Unesco; Universidade Metodista de São Paulo, 2002.
MARQUES DE MELO, José. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
TRIGUEIRO, Osvaldo. Festas populares. In: GADINI, Sérgio Luiz; WOITOWICZ, Karina Janz. Noções básicas de folkcomunicação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2007.
UM NOVO CARNAVAL. Produção de João Guilherme Castro e Millena Villanueva. Ponta Grossa: Edital 011/2018 do Conselho Municipal de Política Cultura de Ponta Grossa, 2018. (12 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FfwJwae2Vqo&t=4s>. Acesso em: 07 maio 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.