O consumo cultural global e as novas significações da arte flamenca
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X31359Abstract
O Flamenco é uma arte com raízes locais que lhe impõe critérios de autenticidade e que, ao mesmo tempo, cada vez mais se internacionaliza. Tendo por base a teoria sociocultural do consumo proposta por Nestor Canclini (1990), este estudo traz reflexões sobre as ressignificações do Flamenco a partir de seu consumo global e apropriações locais tendo como dados pesquisa realizada em Sevilha (Espanha).
Palavras-chave: Consumo cultural; Flamenco; Culturas híbridas.
El consumo cultural global y las nuevas significaciones del arte flamenco
Resumen: El flamenco es un arte con raíces locales que le impone criterios de autenticidad al mismo tiempo que está cada vez más internacionalizada. Teniendo por base la teoría sociocultural del consumo propuesta por Nestor Canclini (1990), este estudio presenta reflexiones acerca de las resignificaciones del Flamenco dado su consumo global y apropiaciones locales a partir de una investigación realizada en Sevilla (España).
Palabras clave: Consumo cultural; Flamenco; Culturas híbridas.
Global cultural consumerism and the new meanings of Flamenco
Abstract: Flamenco is an art with local roots that demand authenticity criteria and, at the same time, becomes international. Based on Nestor Canclini´s sociocultural theory of consumption, this study brings reflections on the meanings of flamenco through its global consumption and local appropriation, drawing on an empirical study carried out in Seville (Spain).
Keywords: Cultural consumption; Flamenco; Hybrid cultures.
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