Arqueologia da mídia e “escavação” no Twitter: o nascimento da hashtag #Rio2016

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X32828

Schlagworte:

Arqueologia da mídia, hashtag, Twitter, #Rio2016

Abstract

A arqueologia da mídia é um conceito que visa entender os processos culturais por meio da escavação de registros midiáticos. Esse artigo se propôs a identificar como ocorreu o surgimento da hashtag #Rio2016. Para isso, por meio de um “agir arqueológico”, foram utilizadas ferramentas que buscam registros digitais em sites para determinar quando o termo surgiu no Twitter. A partir dos conceitos de arqueologia da mídia e dos levantamentos realizados foi apresentado o processo de resgate dos registros, assim como uma reflexão acerca os dados recuperados.

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Autor/innen-Biografien

Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutorando em Comunicação Social na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. Mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos.

Roberto Tietzmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto dos programas de pós-graduação em Comunicação Social e Escrita Criativa. Coordenador do grupo de pesquisa ViDiCa - Cultura Audiovisual Digital.

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Veröffentlicht

2020-10-28

Zitationsvorschlag

Teixeira, C. R. G., & Tietzmann, R. (2020). Arqueologia da mídia e “escavação” no Twitter: o nascimento da hashtag #Rio2016. Cadernos De Comunicação, 24(2). https://doi.org/10.5902/2316882X32828

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