Redes sociais digitais de moda, educação informal e aparência na perspectiva das narrativas míticas: entrevista com Marcos Ferreira-Santos
DOI :
https://doi.org/10.5902/2316882X88710Mots-clés :
Redes sociais digitais, Moda, Aparência, Educação Informal, Narrativas MíticasRésumé
A entrevista com Marcos Ferreira-Santos, professor e pesquisador da Universidade de São Paulo, aborda os processos de educação informal e a construção de aparências nas redes sociais digitais de moda sob a perspectiva das narrativas míticas, uma problemática pouco explorada no Brasil. Parte-se da prerrogativa que os meios midiáticos desempenham um papel central na contemporaneidade em termos de educação comunitária. Realizada em outubro de 2023, utilizou roteiro semiestruturado. Discutiu-se de forma crítica a natureza da comunicação e das relações que acontecem nestes ambientes digitais contemporâneos, permeados fortemente pela publicidade, propaganda e ações de marketing. Entende-se que esta lógica contamina e direciona os processos educativos comunitários, ao centralizar a promoção da comercialização massiva e a homogeneização das aparências, alinhadas à lógica do capitalismo. Neste contexto, destaca-se a presença de narrativas míticas, que são continuamente reproduzidas, contribuindo para a consolidação das tendências de moda.
Téléchargements
Références
CRANE, D. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.
DELORS, Jacques et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, v. 6, 1996.
DOS SANTOS, Walter Chalegre; PEREIRA, Angélica Moreira; GHISLENI, Taís Steffenello. A educomunicação como campo do conhecimento para o ensino e aprendizagem no século XXI. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, v. 21, n. 1, p. 141-151, 2020.
FAUZA, Michel Jalil. RUR (Rossum's Universal Robots) e a gênese do robô na literatura moderna. 2008. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas. 84 f.
FÁVERO, Osmar. Educação não-formal: contextos, percursos e sujeitos. 2007.
FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.
FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. Antropolíticas da educação. São Paulo: Képos, 2019.
Fim da “Marcha do Sal” liderada por Gandhi. RTP Ensina. 2017. Disponível em: https://ensina.rtp.pt/artigo/fim-da-marcha-do-sal-liderada-por-gandhi/#:~:text=A%20Marcha%20do%20Sal%20foi,contra%20o%20dom%C3%ADnio%20colonial%20brit%C3%A2nico. Acesso em 25 mai 2024.
GHISLENI, Taís Steffenello; DE QUADROS SANDRI, Rubiana; BECKER, Elsbeth Léia Spode. Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda. Comunicação & Educação, v. 26, n. 1, p. 65-79, 2021.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. [Tradução de Mário Vilela]. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.
MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal?. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 811-816, 2017.
MAZZARINO, Jane Márcia; MARQUES, Rodrigo Müller. Educomunicação: proposta de revisão de objetivos, princípios e áreas de intervenção. Educação: Teoria e Prática, v. 34, n. 67, p. e23 [2024]-e23 [2024], 2024.
MORIN, Edgar. A entrevista nas Ciências Sociais, no rádio e na televisão. MOLES, Abraham et al. Linguagem da cultura de massas: televisão e canção. Petrópolis: Vozes, p. 115-135, 1973.
PACHECO, Lillian. Pedagogia Griô: a reinvenção da roda da vida. Lençois: Grãos de luz e Griô, 2006.
PELLIZER, Ezio; MARZARI, F.; ALTRI, C. ZUFFERLI E. Dizionario Etimologico della Mitologia Greca On Line (DEMGOL). 2007. Disponível em: www.demgol.units.it. Acesso em 10 jun 2024.
PIMENTA, José. Ashaninka. Enciclopédia dos Povos Indígenas do Brasil, Instituto Socioambiental, São Paulo, 2005.
PIRES, Raimundo Nonato Pinheiro et al. EDUCOMUNICAÇÃO: HISTÓRIA, DESAFIO E REFLEXÃO. COGNITIONIS Scientific Journal, v. 6, n. 3, p. 879-890, 2023.
SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista Famecos, v. 10, n. 22, p. 23-32, 2003.
SPOSITO, Marília Pontes Sposito. Povo vai à escola (O). Edições Loyola, 2001.
THOMAZ, Ana. O que aprendi com a desescolarização | Ana Thomaz. YouTube, 16 Mai 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QveTf5DekIo . Acesso em 30 out. 2023.
YOKOMIZO, Patrícia.; LOPES, Andrea. As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação. Revista Mídia e Cotidiano, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 293, 2018. DOI: 10.22409/ppgmc.v12i3.13342. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342. Acesso em: 01 mai. 2023.
YOKOMIZO, Patrícia.; LOPES, Andrea. Aparência: uma revisão bibliográfica e proposta conceitual. Revista Dobras, São Paulo, v. 12, n. 26, p 228-244, ago. 2019. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/922. Acesso em: 29 out. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.


