Redes sociais digitais de moda, educação informal e aparência na perspectiva das narrativas míticas: entrevista com Marcos Ferreira-Santos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2316882X88710

Mots-clés :

Redes sociais digitais, Moda, Aparência, Educação Informal, Narrativas Míticas

Résumé

A entrevista com Marcos Ferreira-Santos, professor e pesquisador da Universidade de São Paulo, aborda os processos de educação informal e a construção de aparências nas redes sociais digitais de moda sob a perspectiva das narrativas míticas, uma problemática pouco explorada no Brasil. Parte-se da prerrogativa que os meios midiáticos desempenham um papel central na contemporaneidade em termos de educação comunitária. Realizada em outubro de 2023, utilizou roteiro semiestruturado. Discutiu-se de forma crítica a natureza da comunicação e das relações que acontecem nestes ambientes digitais contemporâneos, permeados fortemente pela publicidade, propaganda e ações de marketing. Entende-se que esta lógica contamina e direciona os processos educativos comunitários, ao centralizar a promoção da comercialização massiva e a homogeneização das aparências, alinhadas à lógica do capitalismo. Neste contexto, destaca-se a presença de narrativas míticas, que são continuamente reproduzidas, contribuindo para a consolidação das tendências de moda.

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Luana Ferrari Nascimento dos Santos, Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. Especialista em Educação digital pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2023). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP (2018). Entusiasta do corpo e seus significados biopsicossocioculturais, das práticas integrativas e complementares em saúde formou-se doula, pela Multiplicando Doulas (2017), instrutora de Hatha Yoga pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga - IEPY (2013). Atualmente é integrante do Grupo de pesquisa, ensino e extensão Envelhecimento, Aparência e Significado - EAPS, vinculado à EACH/USP (desde 2021). Educadora com mais de dez anos de atuação no ensino formal e não formal, atuou como educadora infantil desde os primeiros anos da graduação, participou do Projeto Ler e Escrever do município de São Paulo (2010), trabalhou em escolas bilíngues da rede particular de ensino na cidade de São Paulo (desde 2012). Tem se aproximado da educação comunitária também a partir da vivência em uma escola associativista e rural pautada na Pedagogia Waldorf - Pedagogia do Fazer (desde 2023). Professora e pesquisadora em processo formativo ministra aulas e organiza cursos relativos as temáticas: Ancestralidade, Curso de Vida, Gênero e Diversidade (desde 2015), construindo deste modo sua prática didático-pedagógica e atuação profissional por meio da abordagem interdisciplinar.

Andrea Lopes, Universidade de São Paulo

Profª. Drª. nas Graduações e nas Pós-Graduações em Gerontologia e em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), coordenadora do grupo de ensino, pesquisa e extensão Envelhecimento, Aparência e Significado (EAPS), da mesma instituição. 

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Publié-e

2025-08-27

Comment citer

Santos, L. F. N. dos, & Lopes, A. (2025). Redes sociais digitais de moda, educação informal e aparência na perspectiva das narrativas míticas: entrevista com Marcos Ferreira-Santos. Cadernos De Comunicação, 29, e88710. https://doi.org/10.5902/2316882X88710

Numéro

Rubrique

Experimentação