A arte de gerenciar impressões no Instagram: close friends e finstagrams como alternativas de e para autoapresentações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X87094

Palavras-chave:

Autoapresentação, Visibilidade, Intimidade, Instagram, Close friends

Resumo

O trabalho, de caráter teórico, sugere que plataformas de rede social como o Instagram, maximizam a reflexividade dos sujeitos sob suas autoapresentações. A partir disso sugerimos que a agência e o poder de escolha dos sujeitos somados as mudanças constantes na ecologia da plataforma, nos possibilitam refletir sobre novas formas de se pensar nas construções identitárias, nas noções de intimidade e nas dinâmicas de (in)visibilidade nestes espaços, em um constante gerenciamento de impressões. Isso nos inflexiona a refletir em alternativas para estas autoapresentações, seja a partir de dimensões materiais (como funcionalidades dispostas pela plataforma, caso do close friends), ou culturais (os sujeitos subvertendo espaços a partir de usos não consensuais, caso dos Finstagrams).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Andrade, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing  (ESPM-SP) é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Jornalista graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Alberto Efendy Maldonado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Efendy é Professor Titular/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Realizou seu Pós-doutorado em Comunicação na Universidad Autónoma de Barcelona. É doutor e mestre pela Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Referências

ANDRADE, Pedro Henrique. Reflexões introdutórias sobre dinâmicas de intimidade e autoapresentação no Instagram a partir do close friends. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 45, João Pessoa, 2022. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2022.

ANDRADE, Pedro Henrique. Privar o perfil, criar outra conta ou usar o close friends? Negociação, ajuste e confabulação da intimidade em experiências com adolescentes no Instagram. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 46, Belo Horizonte, 2023. Anais [...] Belo Horizonte: UFMG, 2023.

BALANJI, Sherene; WHITE, Chloe; ZAITSOFF, Shannon. ‘Fake’ Instagram use is associated with real differences in users’ self-photo activities: An exploratory investigation considering body satisfaction. Eating Behaviors, [S.l.], v. 50, 2023.

BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

boyd, danah. “Escrevendo sua própria existência”. Internet & sociedade, [S.l.], v. 1, n.1, p. 5-37, fev. 2020. Disponível em https://revista.internetlab.org.br/wp-content/uploads/2020/02/ilab.01.revista01_0214-B-arrastado.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.

CHAMBERS, D. Social Media and Personal Relationships: Online Intimacy and Networked Friendship. Basingstoke, Hampshire: Macmillan Distribution Ltda., 2013.

CHEN Sikky Shiqi; et al. The Use of Close Friends on Instagram, Help-Seeking Willingness, and Suicidality Among Hong Kong Youth: Exploratory Sequential Mixed Methods Study. Journal of medical Internet research, [S.l.], v. 24, n. 10, e37695, 2022.

CHUA, Trud Hui Hui; CHANG, Leanne. Follow me and like my beautiful selfies: Singapore teenage girls’ engagement in self-presentation and peer comparison on social media. Computers in Human Behavior, [S.l.], v. 55, part A, p. 190-197, 2016.

DARR, C.; DOSS, E. The Fake One is the Real One: Finstas, Authenticity, and Context Collapse in Teen Friend Groups. Journal of Computer-Mediated Communication, [S.l.], 2022.

GIBSON, James. J. The Theory of Affordances. In: SHAW, R. E.; BRANSFORD, J. (ed.). Perceiving, Acting, and Knowing. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1977.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2014

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HINE, Christine. Ethnography for the internet: embedded, embodied and everyday. Huntingdon, GBR: Bloomsbury Publishing, 2015.

KANG, Jin; WEI, Lewen. Let me be at my funniest: Instagram users’ motivations for using Finsta (a.k.a. fake Instagram). The Social Science Journal, [S.l.], v. 57, n. 1, p. 58-71, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.soscij.2018.12.005. Acesso em: 24 abr. 2025.

LASÉN, Amparo: Digital self-portraits: exposure and the modulation of intimacy. In: CARVALHEIRO, José Ricardo; TELLERÍA, Ana Serrano. Mobile and Digital Communication: Approaches to Public and Private. Covilhã: LABCOM, 2015

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo, respostas a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LEAVER, Tama; HIGHFIELD, Tim; ABIDIN, Crystal. Instagram: Visual social media cultures. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2020.

MEEUS, Anneleen; EVERAERT, Geert; EGGERMONT, Steven; BEULLENS, Kathleen. Filtering the I From the Ideal: Examining Preadolescents’ Online Self-Presentation in Relation to Their Perceived Attractiveness. Social Media + Society, Thousand Oaks, v. 9, n. 4, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/20563051231205598. Acesso em: 24 abr. 2025.

SIBILIA, Paula.: O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

SIHOMBING, Lambok Hermanto; ANINDA, Maria Paskalia. Phenomenology Of Using Instagram Close Friend Features For Self Disclosure Improvement. Professional: Jurnal Komunikasi dan Administrasi Publik, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 29-34, jun. 2022.

TAN JUN WEI, S: Finstas and Rinstas: Performing Identity. ScholarBank@NUS Repository, Singapura, 2020

THOMPSON, John B. Mídia e Modernidade: Uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1995.

THOMPSON, John B. A nova visibilidade. MATRIZES – Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, São Paulo, ano 1, n. 2, abr 2008.

YOANITA, Desi; CHERTIAN, Vivian Graciela; AYUDIA, Putu Dinda. Understanding gen z’s online self-presentation on multiple Instagram accounts. Jurnal Studi Komunikasi, [S.l.], v. 6, n. 2.

XIAO, Sijia; et al. Random, Messy, Funny, Raw: Finstas as Intimate Reconfigurations of Social Media. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 20, Honolulu, 2020. Anais [...]. Honolulu, 2020.

Downloads

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Andrade, P. H., & Maldonado, A. E. (2025). A arte de gerenciar impressões no Instagram: close friends e finstagrams como alternativas de e para autoapresentações. Cadernos De Comunicação, 29, e87094. https://doi.org/10.5902/2316882X87094