Convergência midiática: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X71264

Palavras-chave:

Revisão sistemática de literatura, Convergência midiática, Comunicação

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) a partir do conceito de convergência midiática. Analisamos como a convergência midiática vem sendo pesquisada e definida pela comunidade acadêmica-científica, dentro das fronteiras da comunicação, nos últimos seis anos (2016-2021). Para isso, duas bases de indexação foram utilizadas: Web of Science e Directory of Open Access Journals (DOAJ). Mediante o desenvolvimento de um livro de códigos, 22 trabalhos foram selecionados a partir de uma codificação dupla e submetida a um teste de confiabilidade. Discutimos as implicações desses resultados para pesquisas futuras, destacando os ganhos que os procedimentos realizados neste trabalho oferecem para direcionar outras pesquisas sobre o conceito de convergência midiática na atualidade.

Downloads

Biografia do Autor

Ivig de Freitas Santos, Universidade Federal do Ceará

 Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com graduação em Comunicação-Jornalismo pela mesma instituição. Suas pesquisas acadêmicas abordam o jornalismo regional, comunicação digital e representações culturais. Possui experiência prática em jornalismo expresso, editoria de cultura e redação para portais, com interesse especial em investigar as transformações no campo jornalístico.

Referências

ALFANI, Hendra. Local Newspaper Strategy to Survive in the Digital Era. Mediator: Jurnal Komunikasi, Indonésia, v. 13, n. 1, p. 118-131, jun. 2020. Universitas Islam Bandung (Unisba).

BARANOVA, Ekaterina A.; ZHELTUKHINA, Marina R.; SHNAIDER, Anna A.; ZELENSKAYA, Larisa L.; SHESTAK, Larisa A.; REDKOZUBOVA, Ekaterina A.; ZDANOVSKAYA, Lidia B.. New Media Business Philosophy in Conditions of Mass Media Convergence. Online Journal Of Communication And Media Technologies, v. 10, n. 4, p. 1-9, 6 jul. 2020.

CERQUEIRA, Bárbara Maia. The Journalists and a Profession in Mutation: the voices of the professionals of a curitiba radio. Brazilian Journalism Research, [S.L.], v. 14, n. 2, p. 506-523, 30 ago. 2018.

FEIJOO-FERNÁNDEZ, B.; GARCÍA-GONZÁLEZ, A. Impulso transmedia en las radios universitarias. Análisis de El Escaparate, programa de radio de la Universidad de Vigo. Revista Mediterránea de Comunicación/Mediterranean Journal of Communication, 9(1), 137-149, 2018.

FORTUNATI, Leopoldina; O’SULLIVAN, John. Unsung convergence of analogue to analogue: add-ons, supplements and the evolving roles of the print newspaper. European Journal Of Communication, [S.L.], v. 34, n. 5, p. 473-487, 9 jul. 2019.

FREELON, D. ReCal: Intercoder reliability calculation as a web service. International Journal of Internet Science, v. 5, n. 1, p. 20-33, 2010.

GARROTI, C. P. O conceito de convergência midiática na infografia animada do Almanaque Abril. Vozes e Diálogo, v. 16, p. 219-232, 2017.

ITTEFAQ, Muhammad; EJAZ, Waqas; FAHMY, Shahira s; SHEIKH, Ammar Malik. Converged journalism: practices and influences in pakistan. Media International Australia, [S.L.], p. 167-182, 4 jun. 2021.

JAMIL, Sadia; APPIAH-ADJEI, Gifty. Journalism in the era of mobile technology: the changing pattern of news production and the thriving culture of fake news in pakistan and ghana. World Of Media. Journal Of Russian Media And Journalism Studies, [S.L.], v. 1, n. 3, p. 42-64, 1 set. 2019.

Jenkins, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LARRONDO, Ainara; DOMINDO, David; ERDAL, Ivan John; MASIP, Pere; VAN DEN BUCK, Hilde. Opportunities and Limitations of Newsroom Convergence. Journalism Studies, 17:3, 277-300.

LI, Ke. Convergence and de-convergence of Chinese journalistic practice in the digital age. Journalism, [S.L.], v. 19, n. 9-10, p. 1380-1396, 15 abr. 2018.

MARTÍNEZ-COSTA, María-Pilar; SÁNCHEZ-SERRANO, Consuelo; PÉREZ-MAÍLLO, Aurora; LUS-GÁRATE, Eva. La oferta de pódcast de la prensa regional en España: estudio de las marcas centenarias de Castilla y León y Navarra. En: adComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, nº21, 211-234, 2021.

MASIP, Pere; CONDE-PUMPIDO, Teresa de La Hera; MANJÓN, Idoia Portilla; FARIÑA, José Pereira; DOMINGO, David. Metodologia. In: GARCÍA, Xosé López; FARIÑA, José Pereira (coord.) Convergencia digital: reconfiguración de los médios de comunicación em España. Santiago de Compostela: Universidade, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, pp.65-94, 2010.

MCEWAN, R. Iwi radio in the era of media convergence: The opportunities and challenges of becoming ‘more than radio.’.Pacific Journalism Review: Te Koakoa, 25(1&2), 139-157, 2019.

NIETO, N. Transmediaciones en la producción de contenidos periodísticos especializados en economía. Cuadernos.info, 219-233, 2017.

PAK, H-J. Perceptions and influence of newspaper-led convergence with broadcast stations: The cases of three South Korean multimedia groups. Convergence, p. 477-496, 2017.

PARANHOS, Taís; SANTOS, Maria Salett Tauk. Rádio comunitária e desenvolvimento local em situação de convergência de mídias. Conexão Comunicação e Cultura, v. 16, n. 31, p. 135-155, 1 jun. 2017.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Fronteiras estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.

SASTRE, Angelo. O modelo de negócio das empresas de médio porte no processo de convergência do jornalismo impresso para o ciberjornalismo. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 2, n. 1, p. 120-135, abr. 2018.

ȘUȚU, Rodica Melinda. Digital Communication versus Traditional Tools. Theoretical Trends in the Study of the New Technologies in Journalism. Styles Of Communication, Romania, v. 8, n. 1, p. 55-70, jan. 2016.

WALTZ, Igor; ZHELTUKHINA, Marina R.; SHNAIDER, Anna A.; ZELENSKAYA, Larisa L.; SHESTAK, Larisa A.; REDKOZUBOVA, Ekaterina A.; ZDANOVSKAYA, Lidia B.. Mídia NINJA e o ethos profissional dos jornalistas: a ascensão da mídia livre sob a ótica da redação dos veículos de massa. Mediação, Belo Horizonte, v. 19, n. 24, p. 1-24, 6 jun. 2017.

WILLIAMS, Apryl; TKACH, Benjamin K.. Access and dissemination of information and emerging media convergence in the Democratic Republic of Congo. Information, Communication & Society, [S.L.], p. 1-17, 21 jan. 2021.

XIONG H.; ZHANG J. How local journalists interpret and evaluate media convergence: An empirical study of journalists from four press groups in Fujian. International Communication Gazette. p. 87-115, 2018.

ZAFRA, Norman. Backpack reporting of Typhoon Haiyan in the Philippines: implications of convergent technologies on disaster journalism. Pacific Journalism Review: Te Koakoa, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 102-122, 17 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

Santos, I. de F. (2025). Convergência midiática: uma revisão sistemática de literatura. Cadernos De Comunicação, 29, e71264. https://doi.org/10.5902/2316882X71264