Um estudo comparado das coberturas do Jornal Nacional e Jornal da Record no primeiro mês da covid-19 no brasil

Autores

Palavras-chave:

Jornal Nacional, Jornal da Record, Covid-19

Resumo

Este trabalho se propõe a realizar um estudo comparado entre as coberturas realizadas pelo Jornal Nacional (JN), da Rede Globo e pelo Jornal da Record (JR), da Rede Record, durante o primeiro mês de pandemia no Brasil, a contar do primeiro caso mapeado de Covid 19 no país. O objetivo foi levantar possíveis semelhanças e/ou disparidades entre as coberturas realizadas pelos telejornais citados anteriormente. Para isso, foram adotados o mapeamento e análise de conteúdo quantitativo e qualitativo (AC) como metodologias. O corpus deste estudo compreende 26 edições de cada telejornal, sendo 52 no total. Foram levantados 591 materiais, sendo 293 do JN e 298 do JR. Para a análise foram desenvolvidas sete variáveis, verificadas em cada telejornal e depois o cruzamento destes dados. Como resultado, verificou-se que as coberturas foram semelhantes em alguns pontos, mas tiveram diferenças, em relação ao tempo total de cobertura, a participação popular e tempo dedicado ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Bueno, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Jornalista. Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber), na Universidade Federal do Maranhão; e integra o grupo de pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria com a UFMS. Atualmente écoordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação na UFMA de Imperatriz. 

Marcelli Alves , Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação (Jornalismo e Sociedade) pela Universidade de Brasília, UnB. É professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), especialização em Imagem e Som (2002 UFMS), Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial (2005,Uniderp ) e Especialização em Gestão de Negócios de IES (Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro). É professora adjunta no programa de pós-graduação em Comunicação, na UFMA de Imperatriz.

Janaína Da Silva Oliveira , Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Comunicação Social Jornalismo - UFMA (Bolsista PIBIC CNPQ). Participa do grupo de Pesquisa GCiber.

Referências

REFERÊNCIAS

ALVES, M. O percurso do amador para integrar o “mundo do telejornalista”: uma análise dos vídeos colaborativos que participam da notícia televisiva. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017..

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

MAIA, W. V. Edição no Jornal Nacional e Jornal da Record: Uma análise comparativa a partir dos critérios de noticiabilidade dos telejornais de rede. Belo Horizonte, 2007.

MELLO, J. N. Telejornalismo no Brasil. In: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. 2009. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-mello-telejornalismo.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional: A notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

PATERNOSTRO, V. Í. O Texto na TV: Manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PEIXOTO, F. Quando o repórter aparece na TV: o corpo e a voz da notícia no telejornalismo brasileiro. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação , Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

PICCININ, F. Notícias na TV Global: diferenças (ou não) entre o telejornalismo americano e o europeu. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/piccinin-fabiana-telejornalismo-americano-europeu.pdf Acesso em: 15 out. 2020.

EZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil. Um perfil editorial. São Paulo: Summus Editorial, 2000.

XAVIER, A.; RODRIGUES, L. Técnicas e Práticas para elaborar reportagens telejornalísticas. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Manaus: Universidade do Norte, 2013.

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

Bueno, T., Alves , M., & Da Silva Oliveira , J. (2023). Um estudo comparado das coberturas do Jornal Nacional e Jornal da Record no primeiro mês da covid-19 no brasil. Cadernos De Comunicação, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/69603

Edição

Seção

Artigos