Um estudo comparado das coberturas do Jornal Nacional e Jornal da Record no primeiro mês da covid-19 no brasil
Palavras-chave:
Jornal Nacional, Jornal da Record, Covid-19Resumo
Este trabalho se propõe a realizar um estudo comparado entre as coberturas realizadas pelo Jornal Nacional (JN), da Rede Globo e pelo Jornal da Record (JR), da Rede Record, durante o primeiro mês de pandemia no Brasil, a contar do primeiro caso mapeado de Covid 19 no país. O objetivo foi levantar possíveis semelhanças e/ou disparidades entre as coberturas realizadas pelos telejornais citados anteriormente. Para isso, foram adotados o mapeamento e análise de conteúdo quantitativo e qualitativo (AC) como metodologias. O corpus deste estudo compreende 26 edições de cada telejornal, sendo 52 no total. Foram levantados 591 materiais, sendo 293 do JN e 298 do JR. Para a análise foram desenvolvidas sete variáveis, verificadas em cada telejornal e depois o cruzamento destes dados. Como resultado, verificou-se que as coberturas foram semelhantes em alguns pontos, mas tiveram diferenças, em relação ao tempo total de cobertura, a participação popular e tempo dedicado ao tema.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALVES, M. O percurso do amador para integrar o “mundo do telejornalista”: uma análise dos vídeos colaborativos que participam da notícia televisiva. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017..
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
MAIA, W. V. Edição no Jornal Nacional e Jornal da Record: Uma análise comparativa a partir dos critérios de noticiabilidade dos telejornais de rede. Belo Horizonte, 2007.
MELLO, J. N. Telejornalismo no Brasil. In: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. 2009. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-mello-telejornalismo.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.
MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional: A notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
PATERNOSTRO, V. Í. O Texto na TV: Manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PEIXOTO, F. Quando o repórter aparece na TV: o corpo e a voz da notícia no telejornalismo brasileiro. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação , Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.
PICCININ, F. Notícias na TV Global: diferenças (ou não) entre o telejornalismo americano e o europeu. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/piccinin-fabiana-telejornalismo-americano-europeu.pdf Acesso em: 15 out. 2020.
EZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil. Um perfil editorial. São Paulo: Summus Editorial, 2000.
XAVIER, A.; RODRIGUES, L. Técnicas e Práticas para elaborar reportagens telejornalísticas. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Manaus: Universidade do Norte, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.