Cultura: conceitos e música pop brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X67651

Palavras-chave:

Cultura, Valor, Música Popular, Música Pop, Jornalismo Cultural

Resumo

Este artigo é o resultado de uma proposta de discussão sobre a cultura pop brasileira na contemporaneidade, especialmente em relação à música pop e os conflitantes regimentos valorativos engendrados quanto a esta expressão. Propomos como contexto de análise as mudanças em relação à noção de música pop no Brasil (desde os anos 50 até o cenário vigente), o que vem gerando as discussões aqui abordadas. Tendo como ponto de partida a discussão sobre o conceito de cultura (EAGLETON, 2003; WILLIAMS, 1979; 2011), retomamos estudos sobre cultura/música pop e popular (FRITH, 1996; MARTÍN-BARBERO, 1997; SOARES, 2015; JANOTTI JR, 2005; 2011; 2015; 2020), assim como pensadores da cultura e da sociedade desde o final do século XIX (MAUSS, 2008) até o contemporâneo (HARAWAY, 2009; CUNHA, 2009), para fundamentar uma noção mais ampla sobre cultura e música pop/popular brasileiras, e assim reconhecer as suas diferentes formas de valor. Buscamos, por fim, tencionar o jornalismo cultural brasileiro em prol da superação de uma resistência entre jornalistas de reconhecer diversas valorações na recente música pop do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mendes, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Cultura e Sociedade (2020) e Bacharel em Comunicação (2011), ambas as formações pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e crítico cultural há mais de dez anos. Suas pesquisas abrangem discussões sobre valor no campo da comunicação e da cultura contemporâneas.

Referências

ARAÚJO, Paulo César de. Eu não sou cachorro não: música popular cafona e ditadura militar. Ed. 9. Rio de Janeiro: Record, 2002.

BARBO, Sérgio. Não como nossos pais. In: Revista Superinteressante. História do Rock Brasileiro (Anos 50 e 60). São Paulo: Abril, 2004, p. 14-23.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

CUNHA, Eneida Leal. A emergência da cultura e da crítica cultural. In: Cadernos de Estudos Culturais, Campo Grande, v. 1, n. 2, p. 73-82, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/2184> Acesso em: 12 set. 2021.

DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.

EAGLETON, Terry. A cultura em crise. In: A ideia de cultura. EAGLETON, Terry. Tradução Sofia Rodrigues. Lisboa: Temas e Debates, 2003, p. 49-71.

FRANÇA, Jamari. A invenção da juventude. In: Revista Superinteressante. História do Rock Brasileiro (Anos 80). São Paulo: Abril, 2004, p. 9-15.

FORASTIERI, André. O dia em que o rock morreu. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2014.

FRITH, Simon. Performing rites: on the value of popular music. Cambridge/Massachusett: Havard University Press, 1996.

HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz (Org.). Tradução Tomaz Tadeu. Ed. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 33-118.

JANOTTI JR., Jeder. Gêneros musicais em ambientações digitais. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020.

JANOTTI JR., Jeder. Cultura pop: entre o popular e a distinção. In: Cultura pop. SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério (Orgs.). Salvador: Edufba; Brasília: Compós, 2015, p. 45-56.

JANOTTI JR., Jeder. Simon Frith: sobre o valor da música popular midiática. In: Comunicação e estudos culturais. GOMES, Itania; JANOTTI JR., Jeder (Orgs.). Salvador: Edufba, 2011, p. 133-145.

JANOTTI JR., Jeder. Música Popular ou Música Pop? Trajetórias e caminhos da música na cultura mediática. In: Anais V Enlepicc, Salvador, v. 1, p. 1-15, 2005. Disponível em: <http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/pdf/JederJanotti.pdf> Acesso em: 12 set. 2021.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: Sociologia e antropologia. MAUSS, Marcel. Tradução Paulo Neves. Ed. 2. São Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 399-422.

MENDES, Daniel. Jornalismo cultural, música e distinção: a questão do valor na cobertura da revista Rolling Stone Brasil. In: Anais – XVII ENECULT, Salvador, v. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult/edicao-2021-xvii-enecult> Acesso em: 12 set. 2021.

MENDES, Daniel. As cartas da Rolling Stone Brasil: uma análise sobre os comentários dos leitores acerca da cobertura musical e cultural da revista. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade). Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

ROSA, Fernando. A hora do rock. In: Revista Superinteressante. História do Rock Brasileiro (Anos 50 e 60). São Paulo: Abril, 2004, p. 7-12.

SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: Cultura pop. SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério (Orgs.). Salvador: Edufba; Brasília: Compós, 2015, p. 19-33.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Tradução Vera Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2011.

WILLIAMS, Raymond. Conceitos básicos - Cultura. In: Marxismo e literatura. WILLIAMS, Raymond. Tradução Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1979, p. 16-26.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

Mendes, D. (2022). Cultura: conceitos e música pop brasileira. Cadernos De Comunicação, 26(1). https://doi.org/10.5902/2316882X67651

Edição

Seção

Artigos