A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X4618Resumo
Os diversos atores sociais, sejam eles individuais ou coletivos, buscam constantemente sua legitimação no meio social em que se inserem, através dos processos de visibilidade. Os processos de relações públicas, desenvolvidos por profissionais de Relações Públicas, possuem um papel fundamental na legitimação das diversas organizações. No cenário atual, em que as mídias assumem função primordial no que se refere a visibilidade, as atividades, principalmente da função política de relações públicas ampliam sua importância na legitimação das organizações, atuando a partir de práticas estratégicas em ambientes midiáticos. Sob esse raciocínio, este artigo busca discutir a relação entre visibilidade e legitimação das organizações, bem como o papel das relações públicas nessa relação.
RESUMEN: Los distintos agentes sociales, sean individuales o colectivos, buscan constantemente su legitimation en el ambiente social donde si insertan. Los procesos de relaciones públicas, desarrollados por profesionales de Relaciones Públicas, tienen un papel fundamental en la legitimation de las organizaciones. En el contexto actual, donde los medias asumen la función primordial con respecto a visibilidad, las actividades, principalmente de la función política, de relaciones públicas amplían su importancia en el legitimation de las organizaciones, actuando de forma estratégica en espacios mediáticos. Bajo estas proposiciones, este artículo objetiva discutir la relación entre la visibilidad y la legitimation de las organizaciones, así como el papel de las relaciones públicas en esta relación.
PALABRAS CLAVE: Función política; legitimation; Relaciones Públicas;
ABSTRACT: The various social actors, whether individual or collective, constantly seek their legitimacy in the social environment in which they operate, through the processes of visibility. The processes of public relations, developed by public relations professionals, have a key role in legitimizing the various organizations. In the current scenario, in which the media assume primary role with regard to visibility, the activities, especially the political function of public relations extend its importance in legitimizing organizations, working from strategic practices in media environments. Under this reasoning, this article discusses the relationship between visibility and legitimacy of organizations, as well as the role of public relations in this relationship.
KEYWORDS: political function; legitimacy; Public Relations
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.