As estratégias discursivas e mercadológicas da Folha de S. Paulo para captação de leitores

Autores

  • Fabrise de Oliveira Muller Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Ivete Trevisan Fossá Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X25796

Resumo

A midiatização traz à tona uma nova postura do leitor diante da produção jornalística e o objetivo deste trabalho é analisar os contratos de comunicação estabelecidos pela Folha de S. Paulo na ambiência midiatizada. Os resultados indicam que os contratos de comunicação são firmados por meio de uma valorização da marca, do conteúdo do jornal e na tentativa de interação com o leitor.

Palavras-chave: Estratégias Discursivas. Marketing. Contratos de Comunicação. Leitor. Midiatização. Análise de Discurso.

Las estrategias discursivas y mercadológicas de La Folha de S. Paulo para la captación de lectores

Resumem: La mediación trae a la superficie una nueva postura del lector frente a la producción periodística y el objetivo de este trabajo es analizar los contratos de comunicación establecidos por la Folha de S. Paulo en el ambiente mediático. Los resultados indican que los contratos de comunicación son firmados por medio de una valorización de la marca, del contenido del periódico y en el intento de interacción con el lector.

Palabras clave: Estrategias Discursivas. Marketing. Contratos de Comunicación. Lector. Midiatización. Análisis de Discurso.

Discursive and market strategies of Folha de S. Paulo in prospecting readers

Abstract: Media coverage brings up a new attitude from readers concerning journalistic production, considering the proposals, the following research aims to analyze the communication contracts established by the Folha de S. Paulo in media environment to prospect readers. The results indicate that communication contracts are signed by a brand valuation and newspaper content, attempting to interact with the reader.

Keywords: Discursive strategies. Marketing. Communication Contracts. Reader. Media Coverage. Discourse Analysis

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Biografia do Autor

Fabrise de Oliveira Muller, Universidade Federal de Santa Maria.

Aluna do programa de pós-graduação em comunicação da UFSM.

Maria Ivete Trevisan Fossá, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora associada, nível III, da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2017-10-18

Como Citar

Muller, F. de O., & Fossá, M. I. T. (2017). As estratégias discursivas e mercadológicas da Folha de S. Paulo para captação de leitores. Cadernos De Comunicação, 21(2). https://doi.org/10.5902/2316882X25796

Edição

Seção

Comunicação de Resultados de Pesquisa