Relatório de Desenvolvimento Mundial 2017: Governança e a Lei – visão geral: possíveis implicações para a gestão educacional e escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X39923Palavras-chave:
Gestão educacional, Gestão escolar, Banco Mundial, GovernançaResumo
Este artigo tem o propósito de, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, discutir as possíveis implicações do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2017: Governança e a Lei – visão geral, do Banco Mundial, na gestão educacional e escolar. Os elementos para a implementação eficaz das Políticas Públicas podem ser apreendidos por meio dos conceitos de governança, eficiência, eficácia, produtividade, responsabilização e desenvolvimento. Com base nesses conceitos, o Estado cumpre, em parte, a sua função social conforme o modus operandi organizacional estabelecido por organismos internacionais, como o Banco Mundial.Downloads
Referências
ABDIAN, Graziela Zambão. Escola e avaliação em larga escala: (contra) proposições. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (Org.). Avaliação em larga escala: foco na escola. São Leopoldo: Oikos, 2010. pp. 50-68.
ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 77-89, jan./jun. 2013.
BANCO MUNDIAL. O Estado num mundo em transformação. Relatório sobre o desenvolvimento mundial 1997. Washington, DC. 1997.
BANCO MUNDIAL. Relatório de Desenvolvimento Mundial 2017: Governança e a Lei. Folheto da Visão Geral. Banco Mundial, Washington, D.C. Licença: Creative Commons Attribution CC BY 3.0 IGO.
CANAN, Silvia Regina. Influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais: só há intervenção quando há consentimento? Campinas – SP: Mercado de Letras, 2016.
DOURADO, Luiz Fernando. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100 – especial, p. 921-946, out. 2007.
FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. Desenvolvimento, Globalização e Políticas Sociais: um exame das determinações contextuais dos projetos de reforma da educação e saúde brasileiras da última década. 2006. 264 f. Tese (Doutorado em Educação - Área de concentração: História, Filosofia e Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2006.
FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a educação brasileira: uma experiência de cooperação internacional. In: OLIVEIRA, R. P. (Org.). Política educacional: impasses e alternativas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1998. pp. 85-121.
GOMES, Suzana dos Santos; MELO, Savana Diniz Gomes de. Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1199-1216, out./dez. 2018.
GONÇALVES, Alcindo. O conceito de governança. Disponível em www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/078.pdf Acesso em: 08 jan. 2019. [2006].
GUERRA, Dhyovana; GONÇALVES, Amanda Melchiotti; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. Apontamentos sobre o Relatório de Desenvolvimento Mundial 2017: Governança e a Lei – visão geral e a gestão educacional e escolar. In: SIPERS - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul, 3., 2019. Ponta Grossa, PR. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: <https://www.doity.com.br/anais/sipers-/trabalho/91419>. Acesso em: 07 set. 2019.
KRAWCZYK, Nora. A gestão escolar: Um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade, ano XX, n. 67, Ago. 1999.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 24ª ed. 2016.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, n. 2, v. 23, p. 427-446, jul/dez. 2005.
SILVA, Maria Abádia da. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados: São Paulo: Fapesp. 2002.
TRIPODI, Zara Figueiredo; SOUSA, Sandra Zákia. Do governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 167, p. 228-253, Jan./Mar. 2018.
ZANARDINI, Isaura Mônica Souza. A Reforma do Estado e da educação no contexto da ideologia da Pós-Modernidade. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 245-270, jan./jun. 2007.
ZANARDINI, Isaura Mônica Souza; XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. A virada para o século XXI e os desdobramentos das concepções pós-modernas nas políticas de gestão escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, 263-284, jan./abr. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.