Shakespeare em É tarde para saber, de Josué Guimarães: Uma análise de textos multimodais no ensino médio

Autores

  • Gabriel da Silva Ribas Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS
  • Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X25163

Resumo

Resumo: Nesta pesquisa-ação, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: por que os estudantes da educação básica apresentam dificuldades na leitura e na interpretação de textos multimodais? Para tanto, desenvolvemos práticas de letramento com o objetivo de ressaltar a importância de compreender e interpretar textos multimodais. Para tanto, selecionamos as obras Romeu e Julieta (1990) e É tarde para saber (2003).

Palavras-chave: Multimodalidade; Letramento; Shakespeare; Josué Guimarães

 

Shakespeare en É tarde para saber, de Josué Guimarães: Un análisis de textos multimodales en la enseñanza mediana

Resumen: En esta investigación-acción, buscamos responder el siguiente problema de investigación: ¿por qué los estudiantes de la educación básica presentan dificultades en la lectura y en la interpretación de textos multimodales? Para tanto, desarrollamos prácticas de letramento con el fin de resaltar la importancia de comprender e interpretar textos multimodales. Para tanto, seleccionamos las obras Romeu e Julieta (1990) y É tarde para saber (2003).

Palabras clave: Multimodalidad; Letramento; Shakespeare; Josué Guimarães


Shakespeare in É tarde para saber, from Josué Guimarães: An analysis of multimodal texts on High School

Abstract: In this research-action, we aim to solve the following research problem: why regular students present difficulties on reading and on interpreting multimodal texts? For this purpose, we developed literacy practices with the objective of emphasize the importance of understanding and interpreting multimodal texts. In order to do so, we selected the texts Romeo and Juliet (1990) and É tarde para saber (2003).

Keywords: Multimodality; Literacy; Shakespeare; Josué Guimarães.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel da Silva Ribas, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Acadêmico do curso de Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas na Universidade de Passo Fundo; bolsista PIBIC/UPF do projeto de pesquisa Gêneros textuais e multimodalidade: práticas discursivas e letramento, coordenado pelo professor Dr. Ernani Cesar de Freitas.

Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Mestre em Literatura Comparada, também pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2015) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade cultural e Análise do Discurso de filiação francesa em interlocução com outras materialidades significantes.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS).

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Ribas, G. da S., Dias Verdi Fumagalli, R. de C., & de Freitas, E. C. (2018). Shakespeare em É tarde para saber, de Josué Guimarães: Uma análise de textos multimodais no ensino médio. Cadernos De Comunicação, 22(2). https://doi.org/10.5902/2316882X25163

Edição

Seção

Artigos