Shakespeare em É tarde para saber, de Josué Guimarães: Uma análise de textos multimodais no ensino médio

Gabriel da Silva Ribas, Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli, Ernani Cesar de Freitas

Resumo


Resumo: Nesta pesquisa-ação, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: por que os estudantes da educação básica apresentam dificuldades na leitura e na interpretação de textos multimodais? Para tanto, desenvolvemos práticas de letramento com o objetivo de ressaltar a importância de compreender e interpretar textos multimodais. Para tanto, selecionamos as obras Romeu e Julieta (1990) e É tarde para saber (2003).

Palavras-chave: Multimodalidade; Letramento; Shakespeare; Josué Guimarães

 

Shakespeare en É tarde para saber, de Josué Guimarães: Un análisis de textos multimodales en la enseñanza mediana

Resumen: En esta investigación-acción, buscamos responder el siguiente problema de investigación: ¿por qué los estudiantes de la educación básica presentan dificultades en la lectura y en la interpretación de textos multimodales? Para tanto, desarrollamos prácticas de letramento con el fin de resaltar la importancia de comprender e interpretar textos multimodales. Para tanto, seleccionamos las obras Romeu e Julieta (1990) y É tarde para saber (2003).

Palabras clave: Multimodalidad; Letramento; Shakespeare; Josué Guimarães


Shakespeare in É tarde para saber, from Josué Guimarães: An analysis of multimodal texts on High School

Abstract: In this research-action, we aim to solve the following research problem: why regular students present difficulties on reading and on interpreting multimodal texts? For this purpose, we developed literacy practices with the objective of emphasize the importance of understanding and interpreting multimodal texts. In order to do so, we selected the texts Romeo and Juliet (1990) and É tarde para saber (2003).

Keywords: Multimodality; Literacy; Shakespeare; Josué Guimarães.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X25163



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.