O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
DOI:
https://doi.org/10.5902/2358198014003Palavras-chave:
Asteraceae, Heterothalamus alienus, Heterothalamus psiadioides, Heterothalamus rupestris, Heterothalamulopsis wagenitziiResumo
O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins são estudados com o objetivo de contribuir para o conhecimento da flora sul-americana, em especial do Brasil, Argentina e Uruguai. O gênero Heterothalamulopsis constitui novidade taxonômica. Heterothalamulopsis wagenitzii, única espécie do gênero até o momento, compreende subarbustos dióicos, glandulosos e ramificados, providos de pápus com cerdas persistentes e ápice dilatado nas flores masculinas, e de flores femininas carnosas, de ápice ligulado, protegidas por páleas persistentes; endêmica do sul do Brasil, a espécie tem ocorrência restrita à borda dos “Aparados da Serra Geral”, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O gênero Heterothalamus compreende três espécies polígamo-dióicas ou imperfeitamente dióicas de subarbustos e arbustos ramificados, glandulosos, que se caracterizam pela presença de 1-2-séries de flores radiais, femininas ou neutras, nos capítulos funcionalmente masculinos, e pela presença de flores carnosas de ápice ligulado nos capítulos femininos, protegidas por páleas persistentes. A distribuição geográfica do gênero inclui o centro da Argentina (províncias de Córdoba, San Luis, La Rioja e Santiago del Estero), o Uruguai e o sul do Brasil (estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Foi elaborada uma chave dicotômica para separação dos gêneros da subtribo Baccharinae Less., incluídos nas floras da Argentina, Uruguai e Brasil. Outra chave é apresentada para a separação das três espécies de Heterothalamus. Baccharis czermakii Hochreutiner foi presentemente reduzido à sinonímia de Heterothalamus psiadioides Lessing.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).