Estudo anatômico do lenho e descrição morfológica de Gouania ulmifolia Hooker et Arnott (Rhamnaceae)

Autores

  • Sidinei Rodrigues dos Santos
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria
  • Thais Scotti do Canto-Dorow

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198014051

Palavras-chave:

Rhamnaceae, Gouania ulmifolia, anatomia da madeira, liana

Resumo

O presente trabalho trata da descrição morfológica e anatomia da madeira de Gouania ulmifolia Hooker et Arnott (Rhamnaceae), com base em material proveniente do Rio Grande do Sul, Brasil. A maioria dos caracteres observados concorda com o relacionado para a família Rhamnaceae, com exceção da presença de diferentes classes de diâmetro de vasos (dimorfismo de vasos), de placas de perfuração transversais e de pontoações intervasculares com abertura em fenda horizontal, aspectos não constantes na literatura consultada. A madeira reúne elementos típicos de lianas: elementos vasculares curtos e de grande diâmetro, dimorfismo de vasos, grande volume de poros, e volume reduzido de fibras. O valor adaptativo destes caracteres é discutido com base em referências da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Downloads

Publicado

24-05-2014

Como Citar

Santos, S. R. dos, Marchiori, J. N. C., & Canto-Dorow, T. S. do. (2014). Estudo anatômico do lenho e descrição morfológica de Gouania ulmifolia Hooker et Arnott (Rhamnaceae). Balduinia, (13), p. 15–26. https://doi.org/10.5902/2358198014051

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>