O gênero Pseudognaphalium Kirp. (Asteraceae-Gnaphalieae) no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2358198014026Keywords:
Pseudognaphalium, flora do sul do Brasil, Gnaphalieae, AsteraceaeAbstract
Com distribuição predominantemente neotropical, o gênero Pseudognaphalium Kirp. é separado de Gnaphalium s. str., pela maioria dos autores, por incluir ervas anuais, bianuais ou perenes, com capítulos oblongos até largamente campanulados, pelas brácteas involucrais monocromáticas, pelo estereoma dividido (exceto P. oligandrum (DC.) Hilliard & Burtt), pelas flores femininas em maior número do que as hermafroditas, dispostas em duas ou mais séries, e pelos aquênios ovados até oblongos, de paredes normalmente papilosas, com pêlos esparsos clavados, do tipo “twin hairs”. Muito próximo de Achyrocline (Less.) DC., Pseudognaphalium separa-se pelo maior número de flores nos capítulos. Das quatro espécies reconhecidas para a flora sul-brasileira, Pseudognaphalium austrobrasilicum Deble & Marchiori constitui novidade para a ciência. São fornecidas diagnoses, ilustrações, distribuição geográfica, sinonímias e uma chave para a distinção das espécies sul-brasileiras do gênero.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).