Desconstrução científica na dupla ruptura - Uma análise de Diadorim e a aproximação ciência/sociedade

Autores

  • Érica Masiero Nering Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549778835

Palavras-chave:

Comunicação. Hipermídia. Dupla ruptura epistemológica.

Resumo

O artigo visa a discutir a produção de hipermídia como uma tendência de linguagem com funções educativas ou de divulgação científica. No contexto da “ciência pós-moderna” de Santos (1989) a hipermídia apresenta elementos que propiciam a desconstrução hermenêutica para a dupla ruptura epistemológica proposta pelo autor. Entende-se que a utilização da linguagem híbrida e da interação são potenciais no sentido de permitir à ciência um desnivelamento entre os denominados “saber científico” e “senso comum”. Para exemplificar, analisou-se “Diadorim- História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema” (Iokoi, 2002), hipermídia produzida por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores com vistas à utilização de material acadêmico na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Masiero Nering, Universidade de São Paulo

Mestra e Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

Downloads

Publicado

25-07-2013

Como Citar

Nering, Érica M. (2013). Desconstrução científica na dupla ruptura - Uma análise de Diadorim e a aproximação ciência/sociedade. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549778835

Edição

Seção

Comunicação e popularização de ciência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)