Da hegemonia televisiva à erosão de valores da cultura local: um estudo sobre o contexto moçambicano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497787018

Palavras-chave:

Televisão, Educação, Hegemonia, Valores Culturais

Resumo

O artigo estuda as grelhas de programação da Televisão em Moçambique para compreender o valor educativo dos seus conteúdos a partir do reconhecimento da força educativa que a televisão possui na vida dos sujeitos. A pesquisa se estende ao campo da mediação educativa, por forma a entender o panorama histórico-político, sobretudo antes e após a independência nacional. O debate ampara-se no pensamento gramsciano segundo o qual, a televisão é uma das mais importantes instituições da sociedade civil que tem a função de educar para o consenso dos grupos sociais fundamentais. Para a análise adota-se o Método da Dialética Epistemológica e o Método da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que a grelha televisiva nacional contém maioritariamente programas que não são úteis à manutenção de uma memória cultural que se alicerça na ancestralidade, muito menos para os valores culturais locais.

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Biografia do Autor

Sérgio Jeremias Langa, Escola Superior de Jornalismo em Maputo – Moçambique

Doutor em Políticas de Educação pela Universidade Eduardo Mondlane; Mestre em Jornalismo e Estudos Editoriais pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique; Bacharel e Licenciado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário; Graduado em Design Publicitário; Professor e Director de Curso (PM) na Escola Superior de Jornalismo em Maputo – Moçambique

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Publicado

08-03-2024

Como Citar

Langa, S. J. (2024). Da hegemonia televisiva à erosão de valores da cultura local: um estudo sobre o contexto moçambicano. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497787018

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo da edição n.50: Educomunicação e interculturalidade nas relações Brasil – Moçambique