A representação da mulher nas capas da Elle Brasil: uma história de ausências

Autores

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe (UFS) https://orcid.org/0000-0002-7414-9081
  • Carla Jullyene Lima Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Nayene De Sousa Pinto Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497723890

Palavras-chave:

Gênero, Raça e Etnia, Representatividade, Análise de Conteúdo, ELLE Brasil

Resumo

Este estudo propõe analisar as capas da revista ELLE Brasil, ao longo dos seus 28 anos, de forma objetiva e comparativa, mensurando a frequência das aparições de modelos de representação e interpretando qualitativamente os dados. Como método, aplicamos a Análise de Conteúdo do corpus, criteriosamente selecionado. Concluímos que, em sua história, a revista expressa uma representação quase que uníssona, privilegiando corpos magros de mulheres brancas, sendo a representatividade da mulher negra e seus traços fenotípicos praticamente inexistente. Contudo, em uma análise acurada da última década, a pluralidade de representações se fez presente, pela primeira vez, possivelmente um fenômeno em emergência. 

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Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da UFS (Universidade Federal do Sergipe). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora no Brasil do grupo de pesquisa CHISGAP (Critical, Historical and international Studies on Gender and Press) - grupo de pesquisa que tem como foco o estudo de gênero na mídia impressa sob uma perspectiva crítica. Doutora em COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2013); Doutorado-Sanduíche (PDSE) concluído e realizado em Carleton University, Ottawa, Canadá (2012); Mestre em COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009); Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIALcom habilitação em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Gênero e mídia, cultura, publicidade, consumo e pós-modernidade, representação social. 

Carla Jullyene Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do grupo de Pesquisa CHISGAP.

Maria Nayene De Sousa Pinto, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do grupo de Pesquisa CHISGAP.

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Publicado

22-05-2018

Como Citar

Malta, R. B., Lima Santos, C. J., & De Sousa Pinto, M. N. (2018). A representação da mulher nas capas da Elle Brasil: uma história de ausências. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(33). https://doi.org/10.5902/2175497723890

Edição

Seção

Artigos Livres