TWICTHPLAYSPOKEMON COMO EXPERIMENTO DA CULTURA PARTICIPATIVA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497735999

Parole chiave:

cultura participativa, convergência de mídia, videogame, modding, hack.

Abstract

Este artigo discute o canal TwicthPlaysPokemon, do serviço de vídeo sob demanda Twicth.TV, pela ótica da cultura participativa, em que jogos da franquia Pokémon são modificados para funcionar sob uma plataforma de vídeo hackeada por usuários. Para tanto, é feito um estudo sobre o conceito de cultura participativa e convergência de mídia, para posteriormente abordar a prática do hack e do modding no contexto do objeto de estudo.

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Biografie autore

Dario Mesquita, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Professor Adjunto do Departamento de Artes e Comunicação – DAC/UFSCar. Pesquisador do grupo GEMInIS.

Sérgio Nesteriuk, Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Professor e coordenador do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do DEED - Grupo de Pesquisa em Design, Entretenimento e Educação. E-mail: nesteriuk@hotmail.com

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Pubblicato

2019-09-16

Come citare

Mesquita, D., & Nesteriuk, S. (2019). TWICTHPLAYSPOKEMON COMO EXPERIMENTO DA CULTURA PARTICIPATIVA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497735999

Fascicolo

Sezione

Comunicação e Indústria Criativa