TWICTHPLAYSPOKEMON COMO EXPERIMENTO DA CULTURA PARTICIPATIVA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497735999

Mots-clés :

cultura participativa, convergência de mídia, videogame, modding, hack.

Résumé

Este artigo discute o canal TwicthPlaysPokemon, do serviço de vídeo sob demanda Twicth.TV, pela ótica da cultura participativa, em que jogos da franquia Pokémon são modificados para funcionar sob uma plataforma de vídeo hackeada por usuários. Para tanto, é feito um estudo sobre o conceito de cultura participativa e convergência de mídia, para posteriormente abordar a prática do hack e do modding no contexto do objeto de estudo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Dario Mesquita, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Professor Adjunto do Departamento de Artes e Comunicação – DAC/UFSCar. Pesquisador do grupo GEMInIS.

Sérgio Nesteriuk, Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Professor e coordenador do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do DEED - Grupo de Pesquisa em Design, Entretenimento e Educação. E-mail: nesteriuk@hotmail.com

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Publié-e

2019-09-16

Comment citer

Mesquita, D., & Nesteriuk, S. (2019). TWICTHPLAYSPOKEMON COMO EXPERIMENTO DA CULTURA PARTICIPATIVA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497735999

Numéro

Rubrique

Comunicação e Indústria Criativa