TWICTHPLAYSPOKEMON COMO EXPERIMENTO DA CULTURA PARTICIPATIVA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497735999

Schlagworte:

cultura participativa, convergência de mídia, videogame, modding, hack.

Abstract

Este artigo discute o canal TwicthPlaysPokemon, do serviço de vídeo sob demanda Twicth.TV, pela ótica da cultura participativa, em que jogos da franquia Pokémon são modificados para funcionar sob uma plataforma de vídeo hackeada por usuários. Para tanto, é feito um estudo sobre o conceito de cultura participativa e convergência de mídia, para posteriormente abordar a prática do hack e do modding no contexto do objeto de estudo.

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Autor/innen-Biografien

Dario Mesquita, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Professor Adjunto do Departamento de Artes e Comunicação – DAC/UFSCar. Pesquisador do grupo GEMInIS.

Sérgio Nesteriuk, Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Professor e coordenador do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do DEED - Grupo de Pesquisa em Design, Entretenimento e Educação. E-mail: nesteriuk@hotmail.com

Veröffentlicht

2019-09-16

Zitationsvorschlag

Mesquita, D., & Nesteriuk, S. (2019). TWICTHPLAYSPOKEMON COMO EXPERIMENTO DA CULTURA PARTICIPATIVA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497735999

Ausgabe

Rubrik

Comunicação e Indústria Criativa