Haru e Natsu: narrativa televisiva e identidade japonesa no Brasil

Autores

  • Maria Cecilia Sá Porto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717964

Palavras-chave:

ficção televisiva, identidade, imigração japonesa

Resumo

Este trabalho pretende situar a minissérie Haru e Natsu – as cartas que não chegaram, produzida pela emissora japonesa NHK e transmitida no país pela Rede Bandeirantes, no empreendimento narrativo da saga da imigração japonesa no Brasil, postulando que a ficção televisiva, ao compartilhar versões e saberes acerca de determinada sociedade e época, torna-se ela própria “memória documental e histórica” (Motter 2000/2001). Aborda também a minissérie como uma narrativa sobre a nação, vista não como território, mas como um acervo de recursos identitários. Explora ainda a relação entre o gênero epistolar utilizado como recurso narrativo central nesta minissérie e o ponto de vista feminino que a autora constrói sobre os fatos da imigração japonesa ao Brasil.

 

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Biografia do Autor

Maria Cecilia Sá Porto, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências da Comunicação, na área Teoria e Pesquisa em Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Antropologia Cultural pela American University de Washington D.C., Estados Unidos. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos.

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Publicado

07-07-2017

Como Citar

Sá Porto, M. C. (2017). Haru e Natsu: narrativa televisiva e identidade japonesa no Brasil. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(31). https://doi.org/10.5902/2175497717964

Edição

Seção

Artigos Livres