O princípio da credibilidade na seleção da Informação Mediática

Auteurs-es

  • Paulo Serra

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497790299

Mots-clés :

Informação, Credibilidade, Web

Résumé

Os desenvolvimentos mais recentes da comunicação mediática têm vindo a re- colocar a credibilidade como um problema central. Vista pela retóri-ca clássica como o primeiro meio da persuasão, a credebilidade revela-se hoje como um princípio essencial à selecção, pelo receptor, de uma informação mediática cada vez mais excessiva, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A questão que se coloca é, então, a de saber quais são os índices/critérios que, dada uma certa informação, levam o receptor a inferir acerca da sua credibilidade. A nossa tese é a de que esses indices/critérios são, no essencial, os que, tendo sido forjados na retórica clássica, sofrendo depois as neces- sárias adaptações, passaram a constituir o dispositivo de credibilização das organizações mediáticas "informativas" e "noticiosas" tradicionais; um dispositivo que, através de um processo eminentemente reflexivo, está, neste momento, a ser exportado para a Web, tendendo a transformar esta numa província da informação dita "objectiva"e "imparcial".

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Paulo Serra

Professor da Universidade da Beira Interior, em Portugal.

Références

Este artigo não possui referências

Téléchargements

Publié-e

2024-12-17

Comment citer

Serra, P. (2024). O princípio da credibilidade na seleção da Informação Mediática. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 2(1). https://doi.org/10.5902/2175497790299

Numéro

Rubrique

Artigos Livres