O princípio da credibilidade na seleção da Informação Mediática
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497790299Mots-clés :
Informação, Credibilidade, WebRésumé
Os desenvolvimentos mais recentes da comunicação mediática têm vindo a re- colocar a credibilidade como um problema central. Vista pela retóri-ca clássica como o primeiro meio da persuasão, a credebilidade revela-se hoje como um princípio essencial à selecção, pelo receptor, de uma informação mediática cada vez mais excessiva, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A questão que se coloca é, então, a de saber quais são os índices/critérios que, dada uma certa informação, levam o receptor a inferir acerca da sua credibilidade. A nossa tese é a de que esses indices/critérios são, no essencial, os que, tendo sido forjados na retórica clássica, sofrendo depois as neces- sárias adaptações, passaram a constituir o dispositivo de credibilização das organizações mediáticas "informativas" e "noticiosas" tradicionais; um dispositivo que, através de um processo eminentemente reflexivo, está, neste momento, a ser exportado para a Web, tendendo a transformar esta numa província da informação dita "objectiva"e "imparcial".
Téléchargements
Références
Este artigo não possui referências
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.