Relações raciais em webseries brasileiras: perpetuação de velhas hierarquias raciais na era da web

Auteurs-es

  • Wellington Oliveira Dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549778899

Mots-clés :

racismo discursivo, webseries, mídia

Résumé

O artigo apresenta pesquisa realizada acerca da participação de personagens negros e brancos em webseries brasileiras. Para a análise utilizamos procedimentos de análise crítica do discurso combinados com a interpretação de ideologia de Thompson (1995). Selecionamos webseries que se destacaram no ano de 2011. Os negros estiveram ausentes ou sub-representados na maioria delas entre os personagens, além de racializados e presos a estereótipos que circulam em outras mídias como a TV. Os personagens brancos foram tratados como representantes da humanidade. Argumentamos que a forma como personagens negros e brancos são apresentados nas webseries decorre da persistência de discursos racistas na mídia nacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Wellington Oliveira Dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação, Psicólogo. Professor e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR).

 

Téléchargements

Publié-e

2013-07-30

Comment citer

Dos Santos, W. O. (2013). Relações raciais em webseries brasileiras: perpetuação de velhas hierarquias raciais na era da web. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549778899

Numéro

Rubrique

Artigos Livres