Relações raciais em webseries brasileiras: perpetuação de velhas hierarquias raciais na era da web

Authors

  • Wellington Oliveira Dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549778899

Keywords:

racismo discursivo, webseries, mídia

Abstract

O artigo apresenta pesquisa realizada acerca da participação de personagens negros e brancos em webseries brasileiras. Para a análise utilizamos procedimentos de análise crítica do discurso combinados com a interpretação de ideologia de Thompson (1995). Selecionamos webseries que se destacaram no ano de 2011. Os negros estiveram ausentes ou sub-representados na maioria delas entre os personagens, além de racializados e presos a estereótipos que circulam em outras mídias como a TV. Os personagens brancos foram tratados como representantes da humanidade. Argumentamos que a forma como personagens negros e brancos são apresentados nas webseries decorre da persistência de discursos racistas na mídia nacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wellington Oliveira Dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação, Psicólogo. Professor e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR).

 

Published

2013-07-30

How to Cite

Dos Santos, W. O. (2013). Relações raciais em webseries brasileiras: perpetuação de velhas hierarquias raciais na era da web. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549778899

Issue

Section

Free Articles