Humor e inclusão de temas de interesse público em uma obra em espalhamento: uma análise do caso Olimpíadas 2016

Autores

  • Edson Fernando Dalmonte Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA
  • Pedro Carlos Ferreira Souza Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497728913

Palavras-chave:

Profanação, Participação, Redes Sociais, Humor.

Resumo

Parte-se dos distintos modos de circulação da peça Olimpíadas 2016, entendida aqui como uma obra narrativa midiática. Para além do modo convencional, no qual meios tradicionais veiculam/repercutem a realização do evento esportivo, múltiplos discursos públicos se agregam na formação dialógica de um conteúdo em espalhamento na rede. A profanação midiática se destaca como um movimento político de retomada do controle comunicativo, que se manifesta ao longo de um processo de adaptação participativa através de diferentes plataformas. O humor surge como uma expressão conveniente para a investigação de um modo mais desordeiro de ressignificação agenciada por interagentes que interagem com a peça em questão. Neste sentido, quatro casos foram selecionados visando 1) abordar a capacidade de incorporação de pautas sociais à obra em questão pelo uso do humor e 2) a promoção de tais pautas na esfera de visibilidade pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Fernando Dalmonte, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.

Pedro Carlos Ferreira Souza, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutorando - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

Dalmonte, E. F., & Souza, P. C. F. (2018). Humor e inclusão de temas de interesse público em uma obra em espalhamento: uma análise do caso Olimpíadas 2016. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497728913

Edição

Seção

Artigos Livres