Humor e inclusão de temas de interesse público em uma obra em espalhamento: uma análise do caso Olimpíadas 2016

Autores/as

  • Edson Fernando Dalmonte Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA
  • Pedro Carlos Ferreira Souza Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497728913

Palabras clave:

Profanação, Participação, Redes Sociais, Humor.

Resumen

Parte-se dos distintos modos de circulação da peça Olimpíadas 2016, entendida aqui como uma obra narrativa midiática. Para além do modo convencional, no qual meios tradicionais veiculam/repercutem a realização do evento esportivo, múltiplos discursos públicos se agregam na formação dialógica de um conteúdo em espalhamento na rede. A profanação midiática se destaca como um movimento político de retomada do controle comunicativo, que se manifesta ao longo de um processo de adaptação participativa através de diferentes plataformas. O humor surge como uma expressão conveniente para a investigação de um modo mais desordeiro de ressignificação agenciada por interagentes que interagem com a peça em questão. Neste sentido, quatro casos foram selecionados visando 1) abordar a capacidade de incorporação de pautas sociais à obra em questão pelo uso do humor e 2) a promoção de tais pautas na esfera de visibilidade pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Fernando Dalmonte, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.

Pedro Carlos Ferreira Souza, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutorando - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2018-09-12

Cómo citar

Dalmonte, E. F., & Souza, P. C. F. (2018). Humor e inclusão de temas de interesse público em uma obra em espalhamento: uma análise do caso Olimpíadas 2016. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497728913

Número

Sección

Artigos Livres