Estetização da mercadoria: construção e consumo do corpo e beleza femininos na sociedade midiática

Autores

  • Maria Joana Casagrande Soares-Correia Universidade Paulista, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497721497

Palavras-chave:

Corpo e beleza. Consumo simbólico. Sociedade midiática.

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de problematizar, a partir da sociedade midiática, o processo de transformação do corpo e da beleza em mercadorias. Corpo e beleza adquirem então status de objetos, o que os torna passíveis de serem inseridos em um sistema econômico, investidos de valor, motivos de desejo e, portanto, consumidos. A discussão aqui realizada é de caráter bibliográfico e versou sobre as diferentes abordagens de consumo (BACCEGA, 2008; BAUDRILLARD, 2010; BARBOSA; CAMPBELL, 2006); o sistema de produção capitalista, a produção e a estetização da mercadoria e seus diferentes valores (ANDRADE, 2007; BAUDRILLARD, 2010; HAUG, 1997); centralidade do corpo e da beleza na cultura contemporânea, sob o viés da mídia (GOLDENBERG, 2007; GOLDENBERG; RAMOS, 2007; NOVAES, 2011; SIBILIA, 2005; SOARES-CORREIA, 2015).

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Biografia do Autor

Maria Joana Casagrande Soares-Correia, Universidade Paulista, São Paulo, SP

Doutoranda em Comunicação, pela Universidade Paulista. Mestra em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Jornalista e Psicóloga. Docente de cursos de Comunicação e Administração.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Soares-Correia, M. J. C. (2018). Estetização da mercadoria: construção e consumo do corpo e beleza femininos na sociedade midiática. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497721497

Edição

Seção

Artigos Livres