Estetização do mundo da vida: ameaça ou redenção do processo formativo?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790485

Palabras clave:

Estetização, Reificação, Hermenêutica

Resumen

O artigo busca extrair alguns elementos ligados ao conceito marxista de reificação para viabilizar uma leitura dos processos de estetização do mundo da vida. É nesse sentido que a crítica de Lukács aos jornalistas chama a atenção, porque exemplifica o ponto de alcance atingido pela reificação na sociedade contemporânea: ela se apropria até das faculdades psíquicas e sensoriais do indivíduo. Com isso, o sujeito reificado passa a apreender o conhecimento de maneira neutra e objetivada (Honneth), com prejuízo da diferenciação (Adorno), ou tomando a imagem pelo objeto (Jameson). Cabe avaliar se a realização de uma leitura desses processos do ponto de vista dessa categoria é incompatível com a interpretação hermenêutica, ou, pelo contrário, elas podem se complementar.

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Biografía del autor/a

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Profesor del Programa de Postgrado en Educación - PPGE/CE/UFSM.

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Publicado

2024-12-24

Cómo citar

Trevisan, A. L. (2024). Estetização do mundo da vida: ameaça ou redenção do processo formativo?. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 7(14). https://doi.org/10.5902/2175497790485

Número

Sección

Artigos Livres