La subjetivación como estrategia del teleperiodismo en defensa de la ciencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497772173

Palabras clave:

Teleperiodismo; Desinformación; Subjetivación

Resumen

La cobertura de la pandemia de Covid-19 reafirmó la centralidad de las noticias televisivas como fuentes creíbles de información ancladas en la ciencia en la lucha contra la desinformación en Brasil, en un contexto de fuerte polarización política. A partir de un mapeo de la investigación periodística televisiva realizada en los últimos diez años, el Análisis Televisiva de dos ediciones de noticieros de televisión emitidas en horario estelar y de entrevistas con periodistas, este trabajo revela que la subjetivación de las narrativas teleperiodísticas constituyó un recurso discursivo relevante para intensificar los vínculos con las audiencias, rechazar la negación de la ciencia y reafirmar la relevancia del periodismo para la democracia en el país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Beatriz Becker é professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), onde formou-se em Jornalismo e concluiu o Mestrado e o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e no Department of Media and Communication na Goldsmiths, University of London. É bolsista de Produtividade do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação. Foi sócia-fundadora e vice-presidente da SBPJor e editora executiva da revista Brazilian Journalism Research (BJR). Exerceu o cargo de coordenadora e vice-coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da Compós. É autora de Televisão e Telejornalismo: Transições; A Linguagem do Telejornal; Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela.

Cláudia Thomé, PPGCOM-UFJF

Professora associada da Facom/UFJFe docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF e líder do Grupo de Pesquisa "Narrativas midiáticas e dialogias", cadastrado no diretório do CNPq. É Jornalista graduada pela Escola de Comunicação da UFRJ, mestre em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ edoutora em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Realizou o Pós-doutorado em Comunicação e Cultura no PPGCOM/UFRJ, sob a supervisão da profª Drª Beatriz Becker. É Autora do livro "Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio". Atuou no mercado jornalístico do Rio de Janeiro, foi coordenadora do curso de Jornalismo da Facom/UFJF . É vice-coordenadora do GP Telejornalismo da Intercom e coordenadora do PPGCOM/UFJF.

Citas

BECKER, B. Jornalismo audiovisual de qualidade: um conceito em construção, Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 6, n. 2, p. 95-111, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n2p95.

BECKER, B. Televisão e novas mídias: repensando o papel das audiências nos telejornais. E-Compós, v. 17, n. 2, p.1-16, 2014. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1072.

BECKER, B. Televisão e Telejornalismo: Transições. 1 ed. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores, 2016.

BECKER, B. Reconfigurações do Jornalismo Audiovisual: um estudo da cobertura do Fantástico sobre a Pandemia da Covid-19. Revista Lumina (UFJF), v. 15, n. 3, p. 6-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35300/23823. Acesso em: 17 fev. 2021.

BECKER, B. Mapeamento das pesquisas em Telejornalismo no Brasil: um estudo da produção acadêmico-científica de 2010 a 2014. Revista FAMECOS, v. 22, n. 4, p. 191-206, set. 2015 DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.4.20534.

BECKER, B. Análise Televisual Convergente: um procedimento metodológico para leitura crítica dos processos comunicativos de telejornais e programas televisivos. Galáxia (PUC-SP); n. 43, p. 69-81, 2019.

BECKER, B. Mídia e Jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. Matrizes (USP), São Paulo, v. 5, n. 2, p. 231-250, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250.

BECKER, B. Jornal Nacional: estratégias e desafios no seu cinquentenário. Revista Alceu-PUC Rio, v. 20, n. 40, p.206-225, 2020. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/54/56. Acesso em: 17 fev. 2022

BECKER, B.; GOÉS, F. M. A. Fake News: uma definição possível entre a reflexão crítica e a experiência jornalística. Revista Latino-americana de Jornalismo - Âncora (UFPB), v. 7, n. 1, p. 34-53, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ancora/article/view/47565/31395. Acesso em: 21 nov. 2021.

HUAN, C. O ritual estratégico da emocionalidade nas hard news chinesas e australianas: um estudo baseado em corpus. Critical Discourse Studies, v. 14, p. 461-479, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/17405904.2017.1352002

JORNALISTA 1. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 2. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 3. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 4. Entrevista. [27.01.2022]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2022.

JORNALISTA 5. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 6. Entrevista. [01.12.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 7. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 8. Entrevista. [27.10.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

LECHELER, S. The Emotional Turn in Journalism Needs to Be About Audience Perceptions. Digital Journalism, v. 8, n. 2, p. 287-291, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1708766

NIELSEN, R.K.; GANTER, S.A. The Power of Platforms: shaping media and Society. Nova Iorque: Oxford University Press, 2022.

PICCININ, F.; SIGORIA, F. Da Mediação ao protagonismo - Notas sobre a atorialidade nas narrativas autorreferenciais do Jornal Nacional. In: CINGOLANI, G.; SZNAIDER, B. E. Nuevas mediatizaciones, nuevos públicos: cambios en las prácticas sociales a partir de las transformaciones del arte y los medios en la red. Rosario: UNR Editora, 2016. p. 196-212. Disponível em: file:///C:/Users/Desktop/Documents/captulodecuadernodelcim_4_nuevas_mediatizaciones_nuevos_publicos.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

RÊGO, A.R; BARBOSA, M. A Construção Intencional da Ignorância. O Mercado das Informações Falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.

RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. Televisão e memória: entre testemunhos e confissões. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.

THOMÉ, C. A. Política sem partido e notícia sem empresa jornalística-um olhar sobre a crise evidenciada nas manifestações de junho de 2013. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, v. 17, n. 17, 2013. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/AUM/article/view/5507. Acesso em: 15 jan. 2022.

THOMÉ, C. A. Emoção e testemunho no Jornal Nacional: estratégias narrativas no mês das 500 mil mortes pela Covid-19. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 44, 2021, Recife-PE: Intercom, 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt1-te/claudia-thome.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022

THOMÉ, C.; PICCININ, F.; REIS, M. A. Anatomias narrativas do Telejornalismo contemporâneo e seus elementos certificadores. In: EMERIM, C.; PEREIRA, A.; COUTINHO, I. (org.). Telejornalismo 70 anos: o sentido das e nas telas. Florianópolis: Insular, 2020. v. 9, p. 159-196.

THOMÉ, C.; REIS, M. A. Videoteratura nostálgica nas crônicas audiovisuais da quarentena. In: MUSSE, C.; MEDEIROS, T.; HENRIQUES, R. (org.). Nostalgias e memórias no tempo das mídias. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2020. v. 1, p. 1-16.

WAHL-JORGENSEN, K. An Emotional Turn in Journalism Studies? Digital Journalism, v. 8, n. 2, p. 175-194, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1697626.

Publicado

2023-01-24

Cómo citar

Becker, B., & Thomé, C. . (2023). La subjetivación como estrategia del teleperiodismo en defensa de la ciencia. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497772173

Número

Sección

Dossiê - Comunicação e Ciência: divulgação científica profissional, estratégias, relação comunicação científica e sociedade