Subjectivation as a television journalism strategy in the defense of science

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497772173

Keywords:

Television Journalism; Disinformation; Subjectivation

Abstract

  The coverage of the Covid-19 pandemic reaffirmed the centrality of television news as credible sources of information anchored in science in the fight against disinformation in Brazil, in a context of strong political polarization. Based on a mapping of television journalism researche conducted in the last ten years, the Televisual Analysis of two prime time TV news editions and interviews with journalists, this work reveals that the subjectivation of television narratives constituted as a relevant discursive resource to intensify links with audiences, reject the denial of science and reaffirm the relevance of journalism to democracy in the country.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Beatriz Becker é professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), onde formou-se em Jornalismo e concluiu o Mestrado e o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e no Department of Media and Communication na Goldsmiths, University of London. É bolsista de Produtividade do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação. Foi sócia-fundadora e vice-presidente da SBPJor e editora executiva da revista Brazilian Journalism Research (BJR). Exerceu o cargo de coordenadora e vice-coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da Compós. É autora de Televisão e Telejornalismo: Transições; A Linguagem do Telejornal; Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela.

Cláudia Thomé, PPGCOM-UFJF

Professora associada da Facom/UFJFe docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF e líder do Grupo de Pesquisa "Narrativas midiáticas e dialogias", cadastrado no diretório do CNPq. É Jornalista graduada pela Escola de Comunicação da UFRJ, mestre em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ edoutora em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Realizou o Pós-doutorado em Comunicação e Cultura no PPGCOM/UFRJ, sob a supervisão da profª Drª Beatriz Becker. É Autora do livro "Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio". Atuou no mercado jornalístico do Rio de Janeiro, foi coordenadora do curso de Jornalismo da Facom/UFJF . É vice-coordenadora do GP Telejornalismo da Intercom e coordenadora do PPGCOM/UFJF.

References

BECKER, B. Jornalismo audiovisual de qualidade: um conceito em construção, Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 6, n. 2, p. 95-111, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n2p95.

BECKER, B. Televisão e novas mídias: repensando o papel das audiências nos telejornais. E-Compós, v. 17, n. 2, p.1-16, 2014. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1072.

BECKER, B. Televisão e Telejornalismo: Transições. 1 ed. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores, 2016.

BECKER, B. Reconfigurações do Jornalismo Audiovisual: um estudo da cobertura do Fantástico sobre a Pandemia da Covid-19. Revista Lumina (UFJF), v. 15, n. 3, p. 6-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35300/23823. Acesso em: 17 fev. 2021.

BECKER, B. Mapeamento das pesquisas em Telejornalismo no Brasil: um estudo da produção acadêmico-científica de 2010 a 2014. Revista FAMECOS, v. 22, n. 4, p. 191-206, set. 2015 DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.4.20534.

BECKER, B. Análise Televisual Convergente: um procedimento metodológico para leitura crítica dos processos comunicativos de telejornais e programas televisivos. Galáxia (PUC-SP); n. 43, p. 69-81, 2019.

BECKER, B. Mídia e Jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. Matrizes (USP), São Paulo, v. 5, n. 2, p. 231-250, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250.

BECKER, B. Jornal Nacional: estratégias e desafios no seu cinquentenário. Revista Alceu-PUC Rio, v. 20, n. 40, p.206-225, 2020. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/54/56. Acesso em: 17 fev. 2022

BECKER, B.; GOÉS, F. M. A. Fake News: uma definição possível entre a reflexão crítica e a experiência jornalística. Revista Latino-americana de Jornalismo - Âncora (UFPB), v. 7, n. 1, p. 34-53, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ancora/article/view/47565/31395. Acesso em: 21 nov. 2021.

HUAN, C. O ritual estratégico da emocionalidade nas hard news chinesas e australianas: um estudo baseado em corpus. Critical Discourse Studies, v. 14, p. 461-479, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/17405904.2017.1352002

JORNALISTA 1. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 2. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 3. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 4. Entrevista. [27.01.2022]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2022.

JORNALISTA 5. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 6. Entrevista. [01.12.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 7. Entrevista. [23.11.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

JORNALISTA 8. Entrevista. [27.10.2021]. Entrevistadora: THOMÉ, C., 2021.

LECHELER, S. The Emotional Turn in Journalism Needs to Be About Audience Perceptions. Digital Journalism, v. 8, n. 2, p. 287-291, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1708766

NIELSEN, R.K.; GANTER, S.A. The Power of Platforms: shaping media and Society. Nova Iorque: Oxford University Press, 2022.

PICCININ, F.; SIGORIA, F. Da Mediação ao protagonismo - Notas sobre a atorialidade nas narrativas autorreferenciais do Jornal Nacional. In: CINGOLANI, G.; SZNAIDER, B. E. Nuevas mediatizaciones, nuevos públicos: cambios en las prácticas sociales a partir de las transformaciones del arte y los medios en la red. Rosario: UNR Editora, 2016. p. 196-212. Disponível em: file:///C:/Users/Desktop/Documents/captulodecuadernodelcim_4_nuevas_mediatizaciones_nuevos_publicos.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

RÊGO, A.R; BARBOSA, M. A Construção Intencional da Ignorância. O Mercado das Informações Falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.

RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. Televisão e memória: entre testemunhos e confissões. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.

THOMÉ, C. A. Política sem partido e notícia sem empresa jornalística-um olhar sobre a crise evidenciada nas manifestações de junho de 2013. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, v. 17, n. 17, 2013. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/AUM/article/view/5507. Acesso em: 15 jan. 2022.

THOMÉ, C. A. Emoção e testemunho no Jornal Nacional: estratégias narrativas no mês das 500 mil mortes pela Covid-19. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 44, 2021, Recife-PE: Intercom, 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt1-te/claudia-thome.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022

THOMÉ, C.; PICCININ, F.; REIS, M. A. Anatomias narrativas do Telejornalismo contemporâneo e seus elementos certificadores. In: EMERIM, C.; PEREIRA, A.; COUTINHO, I. (org.). Telejornalismo 70 anos: o sentido das e nas telas. Florianópolis: Insular, 2020. v. 9, p. 159-196.

THOMÉ, C.; REIS, M. A. Videoteratura nostálgica nas crônicas audiovisuais da quarentena. In: MUSSE, C.; MEDEIROS, T.; HENRIQUES, R. (org.). Nostalgias e memórias no tempo das mídias. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2020. v. 1, p. 1-16.

WAHL-JORGENSEN, K. An Emotional Turn in Journalism Studies? Digital Journalism, v. 8, n. 2, p. 175-194, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1697626.

Published

2023-01-24

How to Cite

Becker, B., & Thomé, C. . (2023). Subjectivation as a television journalism strategy in the defense of science. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497772173

Issue

Section

Dossiê - Comunicação e Ciência: divulgação científica profissional, estratégias, relação comunicação científica e sociedade