COVID-19 testimonio del IPC en 2021: un debate sobre el discurso, la cognición, la sociedad y la desinformación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497768928

Palabras clave:

Estudios Críticos del Discurso, Comisión Parlamentaria de Investigación sobre Covid-19, Desinformación, Sociedad

Resumen

La presente investigación tiene como objetivo analizar el discurso de algunos testimonios en la Comisión Parlamentaria de Investigación (CPI) de Covid-19, discutiendo las relaciones entre discurso, cognición, sociedad y desinformación ante los discursos de los deponentes Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello y Nise Yamaguchi. Metodológicamente, se trata de una investigación bibliográfica y documental, de carácter exploratorio y enfoque cualitativo. Desde el aporte teórico en el Análisis Crítico del Discurso (ACD), según Van Dijk (2018), la investigación señala que las polémicas informaciones de Eduardo Pazuello y la doctora Nise Yamaguchi, en relación con las declaraciones de los otros ministros de salud Luiz Henrique Mandetta y Nelson Teich, contribuyen a una desinformación de la población.

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Biografía del autor/a

Luiz Guilherme de Brito Arduino, Universidade de Taubaté

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais, pela Braz Cubas Educação e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Em Comunicação, concentra suas pesquisas e o desenvolvimento de projetos práticos em propaganda, direção de arte, design, leitura crítica de mídia, narrativa transmídia, fake news, planejamento estratégico e comunicação digital. Em Linguística Aplicada, suas produções acadêmicas possuem ênfase nos seguintes temas: linguagens e conteúdos educacionais, Análise Dialógica do Discurso (ADD), Análise Crítica do Discurso (ACD) e linguagens emancipatórias. É membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, conteúdos educacionais e mídias contemporâneas e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens Emancipatórias, ambos pela Universidade de Taubaté e certificados pelo CNPQ.

Vânia de Moraes, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Educação Artística especialização em Artes Plásticas pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (1991), Pós-Graduação em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté, Pós-Graduação em Marketing e Comercio Exterior pela Universidade de Taubaté, Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Taubaté e Doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade de Taubaté no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada e na Graduação nas áreas de Comunicação, Estética e Arte

Eliana Vianna Brito Kozma, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas, graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté e editora da revista online Caminhos em Linguística Aplicada. Faz parte do Conselho Editorial da Revista de Extensão da UNITAU e é parecerista Ad hoc da revista Bakhtiniana. Encontra-se exercendo a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Materna, e suas publicações versam sobre os seguintes temas: estratégias de leitura, discurso jornalístico, discurso publicitário, gêneros discursivos, linguagem midiática, entre outros.

Citas

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Publicado

2024-11-12

Cómo citar

Arduino, L. G. de B., Moraes, V. de, & Kozma, E. V. B. (2024). COVID-19 testimonio del IPC en 2021: un debate sobre el discurso, la cognición, la sociedad y la desinformación. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 23(51), e023005. https://doi.org/10.5902/2175497768928