Revistas de videogames: um breve histórico sobre a compreensão da identidade gamer

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765377

Palabras clave:

Revistas de videogames, Jornalismo de videogames, Cultura de jogos

Resumen

A proposta deste trabalho é realizar um resgate sobre a história das revistas de videogames, cujo papel foi imprescindível para a formulação de um jornalismo de videogames no ocidente. Apontamos práticas de publicações que abriram caminho para outras revistas e que fizeram parte da construção de uma identidade gamer, constituindo-se como tal até os dias atuais. Fundamentando-se nos estudos de Graeme Kirkpatrick (2017) sobre revistas britânicas, observamos como a mudança de linguagem em meados da década de 1980 serviu a um interesse mercadológico em se criar um público ideal de consumo à indústria de videogames. E, por fim, pontuamos que o fim de muitas revistas impressas é resultado da emergente cultura digital do século XXI e de uma lógica de manutenção de um Império de capital cognitivo composto por grupos de mídia.

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Biografía del autor/a

Kennet Anderson da Cruz Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Jornalista. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (2019), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador no Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games (CIPEG). Atualmente pesquisa os seguintes temas: Comunicação Digital, Jornalismo e Games Studies.

Janaina Dias Barcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Estudos Linguísticos – Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na Université Paris-Est Cretéil (Paris, França), mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra (Portugal), especialista em Comunicação e Gestão Empresarial pela PucMinas, graduada em Jornalismo pela UFMG. Professora doutora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo Pragma/UFRN/CNPq. Atualmente pesquisa relatos de vida no Jornalismo. Atuação nos seguintes temas: processos, práticas e narrativas jornalísticos, análise do discurso, pesquisa em comunicação e jornalismo, assessoria de comunicação.

Publicado

2022-03-31 — Actualizado el 2022-04-21

Versiones

Cómo citar

Medeiros, K. A. da C., & Barcelos, J. D. (2022). Revistas de videogames: um breve histórico sobre a compreensão da identidade gamer. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765377 (Original work published 31 de marzo de 2022)

Número

Sección

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista