Esta é uma versão desatualizada publicada em 31-03-2022. Leia a versão mais recente.

REVISTAS DE VIDEOGAMES: UM BREVE HISTÓRICO DAS PRÁTICAS OCIDENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765377

Palavras-chave:

Revistas de videogames, Jornalismo de videogames, Cultura de jogos

Resumo

A proposta deste trabalho é realizar um resgate sobre a história das revistas de videogames, cujo papel foi imprescindível para a formulação de um jornalismo de videogames no ocidente. Apontamos práticas de publicações que abriram caminho para outras revistas e que fizeram parte da construção de uma identidade gamer, constituindo-se como tal até os dias atuais. Fundamentando-se nos estudos de Graeme Kirkpatrick (2017) sobre revistas britânicas, observamos como a mudança de linguagem em meados da década de 1980 serviu a um interesse mercadológico em se criar um público ideal de consumo à indústria de videogames. E, por fim, pontuamos que o fim de muitas revistas impressas é resultado da emergente cultura digital do século XXI e de uma lógica de manutenção de um Império de capital cognitivo composto por grupos de mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kennet Anderson da Cruz Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Jornalista. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (2019), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador no Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games (CIPEG). Atualmente pesquisa os seguintes temas: Comunicação Digital, Jornalismo e Games Studies.

Janaina Dias Barcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Estudos Linguísticos – Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na Université Paris-Est Cretéil (Paris, França), mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra (Portugal), especialista em Comunicação e Gestão Empresarial pela PucMinas, graduada em Jornalismo pela UFMG. Professora doutora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo Pragma/UFRN/CNPq. Atualmente pesquisa relatos de vida no Jornalismo. Atuação nos seguintes temas: processos, práticas e narrativas jornalísticos, análise do discurso, pesquisa em comunicação e jornalismo, assessoria de comunicação.

Arquivos adicionais

Publicado

31-03-2022

Versões

Como Citar

Medeiros, K. A. da C., & Barcelos, J. D. (2022). REVISTAS DE VIDEOGAMES: UM BREVE HISTÓRICO DAS PRÁTICAS OCIDENTAIS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765377

Edição

Seção

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista