O STATUS QUO DO LIVRO DIGITAL E O LEITOR POR ELE CONSTITUÍDO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497744518

Palabras clave:

Estágios de evolução livresca. Protocolos de leitura. Leitor-modelo.

Resumen

Considerando a ontologia do livro digital, o presente artigo objetivou, a partir do status quo do livro-aplicativo e seus respectivos graus de abertura à participação, apontar para os leitores-modelo previstos em suas conformações, antes, demarcadas através dos protocolos de leitura. A partir de Chartier (2011), Manovich (2002) e Eco (1984, 1996) e partindo de uma perspectiva qualitativa-exploratória, a texto foi tecido aproximando as abordagens teóricas discutidas dos objetos empíricos observados. Enquanto resultado, além de constatar que os estágios de desenvolvimento livresco e seus respectivos graus de abertura apontam para a conformação de leitores-modelo distintos, indica ainda o fato de que a ontologia livresca em ambiência digital antes de fixar padrões normativos e organizacionais, amplia suas modalidades de conformação e, consequentemente, os leitores-modelo por estes constituídos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carina Ochi Flexor, Universidade de Brasília (UnB)

Docente da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS). Pesquisadora do MediaLab - Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (UFG) e pesquisadora do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (UFS). Primeiro lugar no Prêmio Jabuti, na Categoria Projeto Gráfico, em 2010. Membro da Comissão Assessora de Área Publicidade e Propaganda INEP (2015-2017). Avaliadora ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC. Pesquisas na área da cultura digital, em especial, sobre livros digitais e experiência da leitura em ambiência digital.

Publicado

2020-12-02

Cómo citar

Flexor, C. O. (2020). O STATUS QUO DO LIVRO DIGITAL E O LEITOR POR ELE CONSTITUÍDO. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497744518

Número

Sección

Ler amanhã: Pesquisa, textos e práticas editoriais