Uma breve história do entretenimento infantil na televisão brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497744219

Palabras clave:

Televisão, Entretenimento, Infantil

Resumen

A programação infantil na televisão brasileira já tomou grande parte da grade de horários das principais emissoras, tornando-se um meio de distração e diversão para a criançada, possibilitando aos pais um certo respiro. Em seu auge, transformou apresentadoras em estrelas internacionais, em seu declínio praticamente sumiu das principais emissoras de televisão aberta. Este artigo busca trazer um breve contexto histórico da trajetória do entretenimento infantil na televisão brasileira, além de um levantamento das emissoras que ainda possuem programação infantil em sua grade de horários, conduzindo uma reflexão sobre quais caminhos a nossa sociedade vem tomando e como garantir entretenimento de qualidade para as crianças nas emissoras de sinal aberto, com base em exemplos adotados em outros países.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jullie Tenório Ed Din Sammur, Universidade Estadual de Campinas, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR)

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (ICTS).

Ronaldo Bispo dos Santos, Professor Doutor do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte da Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de
Pernambuco (1992), mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999, 2004). Coordena o grupo de pesquisa em Estéticas da
Comunicação (CNPq), atua nas áreas de Linguagens e Estéticas da Comunicação; Entretenimento, Cognição e Cibercultura; estética geral, estética evolutiva; arte e tecnologia e atualmente desenvolve o projeto “Redes Sociais Digitais, Criação e Fruição Estéticas: novas formas de entretenimento no ciberespaço”.

Publicado

2023-01-24

Cómo citar

Sammur, J. T. E. D., & Santos, R. B. dos . (2023). Uma breve história do entretenimento infantil na televisão brasileira. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497744219

Número

Sección

Artigos Livres