O mito do herói esportivo: reflexões sobre o comercial “Um novo homem todo dia” da Gillette

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497743840

Resumo

Após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2018, Neymar Jr. e a marca Gillette publicizaram o comercial “Um novo homem todo dia”, onde o atleta rebate críticas sobre suas atitudes. O jogador admitiu, em alguns pontos da peça publicitária, que exagerou em certos comportamentos, mas, na maior parte do tempo, tentou mostrar suas dores e lutas da vida de atleta. Com base nesse cenário, este trabalho estabeleceu como objetivo analisar como se apresenta, dos pontos de vista denotado e conotado, o referido comercial. Utilizando-se da Retórica da Imagem de Barthes (1964), elencaram-se os keyframes “Lesões”, “Extracampo”, “Menino”, “Copa do Mundo” e “Novo homem”, que buscam, entre outros pontos, humanizar o atleta Neymar Jr., demonstrando que, apesar dos percalços, o jogador aprendeu com seus equívocos e, agora, é um novo homem.

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Biografia do Autor

Vinicius Mônaco

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale.

Mauricio Barth

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

Gustavo Roese Sanfelice

Doutor em Ciências da Comunicação, mestre em Ciências do Movimento Humano e bacharel em Educação Física. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: sanfelice@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0159-3584 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6872949352496967   

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Publicado

26-09-2022

Como Citar

Mônaco, V., Barth, M., & Sanfelice, G. R. (2022). O mito do herói esportivo: reflexões sobre o comercial “Um novo homem todo dia” da Gillette. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497743840

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa

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